?Hablas Español? Y Inglés?

?Hablas Español? Y Inglés?

Atire aí a primeira pedra quem de vocês não caiu nessa de: ‘Eu falo espanhol, eu me viro, tão parecido com o Português.’ A-Hã…Olha uma das situacões em que me peguei essa semana, com essa minha ousadia (rs) em dizer que eu me viro ‘bem’ em espanhol:

No Whatsapp:

– Sol, me manda ai o tel da sua anja que te ajuda limpar a casa?!
– 55598848484 ela fala pouquinho Ingles, so espanhol.
– Beleza! Thanks!

Tentativa número 1: Ligo para a Senhora, no maior dos embalos:

-Olá! Señora Nubia! Jo soy Adriana… amiga de..del…da…del la… Solange…
-?Hola??
-I am Adriana, a friend of Solange’s. (Eu, já com minha ‘confidence’ totalmente arruinada rs)
-?Hola??
-Gostaria de… ajuda….? Para…limpiar ……mi casa…?

Tum tum tum tum tum tum tum tum…………………

Já era! A ligação caiu? A Señora Nubia ficou com medo de mim? Falei besteira? Ela não fala inglês e se apavorou? All of the above rs?!

Volto no whatsapp:

– Sol, acho que assustei a mulher…liga pra ela e fala de mim?
– Dri manda mensagem, é mais fácil, mas vou falar com ela, sim.
– Sol, vc fala Espanhol?
– Daquele jeito rs… vou no Google translate e dou um ‘copy paste‘ no que quero dizer!
– Ahahahahaha okay! Vou tentar, mas avisa lá quem sou eu!

Tentativa número 2:

Na pressa, com filho me chamando, eu fazendo 10 coisas ao mesmo tempo, esqueço do Google e mando uma mensagem, no celular da Señora Nubia:

– ‘Ola! Soy amiga de Solange, Usted estay interessada en trabajar em mi casa, despos de limpiar a casa de Solange? Vivo a 8 minutos de la casa de Solange. Poderia venir este Viernes?’ – aqui eu queria acrescentar: Pelo amor de Deus!?! Mas achei que ela ia constatar minha insanidade mental, o que era melhor omitir rs!

– ‘Estoy conduciendo, le llamo en la tarde para combinar, Dios la bendiga’. (Foi a resposta…)
Essa mensagem derreteu meu coração. Este pequeno episódio me fez pensar o quanto eu NÃO sei falar espanhol, o quanto eu QUERO ser fluente em espanhol e o quanto eles são pacientes e queridos conosco; os brasileiros que falam Portunhol rs!

Como professora de Português e Inglês, eu sempre carreguei em mente essa frase do Mandela – e até a tinha no rodapé dos meus contratos com as empresas:
‘Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.’

Então, a partir de hoje eu estarei recorrendo ao Michel Thomas para aprender espanhol de vez! Morando aqui na Califórnia, com quem praticar é o que não vai faltar. Vou até virar freguesa no Mi Pueblo! Vou dominar essa língua, pois quero falar-lhes ao coração.

Dêem uma olhadinha no meu Portunhol rs! ‘Cuartos?! Se quieres?! Sinceramente, Adriana!

Estuy?! Cuartos? Que?! E tem gente ai com medo de errar em Ingles?! rs! É assim que se aprende ;)

Estuy?! Cuartos? Que?! E tem gente ai com medo de errar em Inglês?! rs! É assim que se aprende 😉

Talvez, o mesmo se aplique a vocês, Brasileiros, os quais sentem que precisam levar o seu inglês ao ‘next level’ 😉 Há muitos softwares e áudios como; Pimsleur, Tell Me More, Rockit, Rosetta Stone (links e explicação abaixo), aos quais voces podem recorrer, para aprimorarem o conhecimento na lingua inglesa e começarem a fazer o maior sucesso! 😉

Tem um mundo enorme aí fora te esperando, abra essa porta, você não vai se arrepender!
Não tenha vergonha de errar, de se misturar, de entrar de cabeça numa nova cultura!

Do you speak English?!  How good is your English? :p

Love,

Adri xxx

Sites, Softwares e audios para auto-estudo:

  • Michel Thomas: áudio gravado com dois alunos, você se torna o terceiro aluno, conversação, não tem escrita alguma. Você ouve, repete e a gramática/estrutura da língua é assimilada naturalmente. Não vai te deixar fluente, mas vai te dar uma estrutura básica da língua escolhida. Um curso de ‘beginner’ deve durar umas 8hrs.
  • Pimsleur: áudio, começa cada aula com um diálogo curto, explica a pronúncia, você repete, explica a gramática meio que por osmose, pode ser um complemento ao método acima. Lições duram 30 minutos em média, há 30 lições em cada nível/curso, término do curso: 2 ou 3 meses. Pimsleur sempre foi uma das ferramentas de aprendizagem favorita entre nossos clientes executivos, tanto nos EUA, Europa, quanto na Ásia (trabalhei em Centros de Línguas em NY, Londres).
  • Tell Me More é um software excelente, que abrange os 4 skills: listening, speaking, writing, reading e tem um ‘speaking recognition’ onde você repete a palavra/frase, ouve como saiu a sua pronuncia e pode corrigi-la – esse é online e interativo – conheco o Tell Me More porque o implementei em Centros de Línguas aqui, nos EUA.
  • Rosetta Stone: acho muito caro e nunca usei mas conheço quem goste. Ja o Rocket e uma opção mais barata do que Rosetta, com um software inferior, porém funciona também 😉
  • Duoling: Site gratuito para quem quer aprender Espanhol, Francês, Inglês, Português, Alemão e Italiano. Você aprende a língua como se estivesse jogando.
  • Italki Quer praticar qualquer língua online com professores nativos? Experimente italki.

 

Conhece mais algum pra dividir com a gente? Comente!

The following two tabs change content below.

adriveres

Latest posts by adriveres (see all)

FB Comments

comments

2017-07-18T10:14:44+00:00

About the Author:

One Comment

  1. […] ?Hablas Español? Y Inglés?. […]

Leave A Comment