Monte seu próprio negócio vendendo alimentos

Monte seu próprio negócio vendendo alimentos

Alimentos_featuredNuma noite qualquer você convida suas amigas para jantar em casa e de sobremesa você  serve uns cupcakes, que você mesma fez e suas amigas dizem: “Você deveria estar ganhando dinheiro com isso!”. E deveria mesmo! Em Janeiro de 2013, se tornou efetiva a lei chamada “California Homemade Food Act” que permite a venda de certos produtos feitos em casa. Para isso você precisa tirar uma licença chamada “Cottage Food License” que lhe permite a venda direta ao consumidor.

O processo não é complicado, apenas burocrático e requer paciência. Mas por experiência própria eu digo que vale a pena. Protege não apenas o consumidor mas como você mesma, além de proporcionar o prazer de ter seu próprio negócio fazendo o que tanto ama.

Para obter a sua licença você precisa verificar em sua região (“county”) para saber o que exatamente eles pedem. As regras mudam um pouco de uma região para outra, mas os documentos são quase os mesmos.

Passo a passo para obter a sua “Cottage Food License class A” (use esse check-list para ficar mais fácil):

  1. A licença só pode ser obtida a partir de uma residência privada. (Caso você alugue uma casa ou apartamento, terá que saber das normas antes de iniciar o processo. Alguns complexos não autorizam a abertura de nenhum tipo de negócio, fale com seu landlord);
  2. Você precisará de uma licença chamada Home Occupation Permit, que permite que você abra um negócio em casa;
  3. Tire sua business license (mande junto a Home Occupation Permit)
  4. Faça o curso de alimentação segura online. Ele deve ser aprovado pela ANSI. Existem várias opções online, os preços variam de $10.00 a $18.00 ServSafe ou CA Food Handlers
  5. Todos os produtos utilizados devem ser aprovados, isso quer dizer, você não poderá  trazer produtos de outros países e utilizá-los, a não ser que eles sejam comprados aqui.
  6. Se você recebe água de empresa pública você não precisará se preocupar em fazer inspeção da água. Coloque apenas o nome da empresa que fornece água na sua região. Caso você retire água da fonte (o que acho bem difícil), você terá que fazer inspeção;
  7. Durante a preparação dos alimentos que serão vendidos, você não poderá preparar nenhum outro alimento que não seja do seu negócio. Fazer o jantar, lavar louça, cuidar da casa e outras tarefas não relacionadas ao seu trabalho não são permitidas;
  8. Crianças menores de 12 anos e animais de estimação não podem estar presentes na cozinha durante as horas de serviço;
  9. É  proibido fumar;
  10. Pessoas que estejam com alguma doença transmissível também não podem contribuir com o preparo;
  11. Você terá  que fazer uma etiqueta para cada produto que vende. A organização dos ingredientes é feita do ingrediente em maior quantidade ao menor, sem excessão de nenhum ingrediente;
  12. Todos os documentos, todas as etiquetas, pagamento e inclusive o check-list deverão ser enviados para o departamento responsável. Geralmente, o endereço está no início do check-list.
  • Nunca coloque nenhuma placa, panfleto ou nada em sua casa indicando que há um business. A propaganda só pode ser feita online ou cartões de visita.
  • A entrega dos produtos só pode ser realizada por você, não é  permitido o envio de produtos alimentícios pelo correio e os consumidores não podem retirar em casa.

Os valores dependem de cada cidade, mas para se ter uma ideia:

  • Home Occupation Permit: $40.00
  • Business License: $45.00
  • Curso online: $15.00
  • Cottage Food License Class A: $219.00

Outros links que podem te ajudar:
Facebook group
How to start a food business in California- article
California Homemade Food Act – Santa Clara
Home Occupation  Permit – Santa Clara
Business License
New Business Tax affidavit

Boa sorte!! 🙂

The following two tabs change content below.

Érica Almeida

Nutricionista formada em São Paulo nunca imaginou que diria isso, mas sua parte favorita na casa é a cozinha. Viver bem e saudavelmente é possível, basta começar.

Latest posts by Érica Almeida (see all)

FB Comments

comments

2017-07-18T10:17:19+00:00

About the Author:

Nutricionista formada em São Paulo nunca imaginou que diria isso, mas sua parte favorita na casa é a cozinha. Viver bem e saudavelmente é possível, basta começar.

Leave A Comment