10 Informações Rápidas sobre o TOEFL

10 Informações Rápidas sobre o TOEFL

EsTOEFL Brasileiras do Valese não é um guia completo para quem quer fazer o TOEFL, é apenas uma listinha de coisas que eu gostaria que alguém tivesse me falado quando eu descobri que teria que fazer a prova.

O objetivo do TOEFL é avaliar a fluência em inglês e assim como outros testes, foi criado pela empresa ETS. Aproximadamente 9000 escolas no mundo todo adotam o  TOELF como parte do processo seletivo de alunos estrangeiros, principalmente para garantir que a pessoa tem condições de compreender e comentar as aulas, fazer leituras e escrever trabalhos.

Aqui vão alguns pontos:

 

  1. Você pode fazer o teste em diversos países. Ou seja, quem vem ao Brasil para estudar, não precisa deixar para fazer o TOEFL quando chegar. O Brasil, por exemplo, conta com centros autorizados em mais de 60 cidades.
  1. O teste é dividido em quatro partes: Leitura, Audição, Fala e Escrita. Cada uma das partes equivale a 30 pontos que somam 120 pontos no final. O ideal é ter uma pontuação igualmente distribuída entre as quatro partes, não precisa ser exata, mas é bom evitar concentrar os estudos somente em leitura e não praticar redação, por exemplo. É importante se informar sobre qual é a pontuação mínima para a escola e o programa para o qual você pretende se candidatar, mas muitas escolas não eliminam os alunos por uma diferença pequena de pontos no TOEFL, se o aluno se destacar em outros quesitos.
  1. O TOEFL é caro. Você pode fazer o teste mais de uma vez, caso não consiga a pontuação desejada, mas prestar o TOEFL custa aproximadamente US$150, o preço varia conforme a localidade. Portanto, vale a pena investir algum tempo fazendo simulados via Internet.
  1. Existem várias formas de se preparar. A própria ETS vende guias muito TOEFL com testes anteriores, dicas e simulados. Mas você também pode assistir videos gratuitos no YouTube TOELF.
  1. É bom marcar com antecedência, mas o TOEFL também tem validade. Dependendo da época, mais alunos podem se inscrever e você vai ter que esperar uma data disponível, por isso, se você já sabe que vai precisar fazer o TOELF não demore para marcar. De acordo com a ETS, você deve se registrar de 3 a 4 meses antes da data do teste. Por outro lado, não vale a pena fazer o TOEFL sem um objetivo claro, porque o teste tem validade de dois anos e depois disso é necessário fazer o teste novamente.
  1. O teste é looongo. O TOELF dura 4 horas, mas você precisa estar lá com 30 minutos de antecedência para o “check-in”. Ou seja, vá psicologicamente preparada para passar um bom tempo por lá. Você vai ter um intervalo curto, mas só dá tempo para uma passada rápida pelo banheiro mesmo.
  1. Esteja preparada para falar com uma máquina. Não sei se essa informação é tão importante, mas para mim teria sido bom ter me lembrado de que a parte falada é gravada. Por algum motivo, ter que responder as perguntas para uma máquina me deixou um pouco nervosa, e acho que teria sido melhor se eu tivesse em mente que a parte falada, era gravada (isso foi antes de eu começar a gravar o Podcast <link>).
  1. O TOELF é menos rigoroso do que outros testes. A maioria das escolas de mestrado (incluindo MBA) e doutorado exigem que o aluno faça testes como o GRE e GMAT, além do TOEFL. Ainda que você tenha uma pontuação muito boa no TOEFL, é importante se preparar especificamente para esses outros testes, que além de avaliar habilidades diferentes, ainda são bem mais rigorosos.
  1. Quem fez faculdade dos Estados Unidos geralmente não precisa do TOELF, mesmo sendo um aluno internacional. Vale a pena consultar a página de requisitos no site das escolas. Mas muito programas de mestrado dispensam o TOELF para alunos que se formaram no “college” nos Estados Unidos.
  1. Não esqueça de levar seu documento 🙂 com o nome exatamente igual ao que você usou para se inscrever, foto recente e assinatura. Mais detalhes ID TOEFL.

Com certeza quem já fez o TOEFL tem mais dicas que não incluí aqui. Informações complementares são sempre bem-vindas. Muito boa sorte para quem vai fazer o TOEFL e não se esqueçam de compartilhar suas experiências com a gente.

 

The following two tabs change content below.

jessica

Latest posts by jessica (see all)

FB Comments

comments

2017-07-18T06:49:06+00:00

About the Author:

Leave A Comment