Feliz Dia dos Pais

Feliz Dia dos Pais

Father Daughter DanceMais uma data para nos confundir. O Dia dos Pais nos Estados Unidos é comemorado no terceiro Domingo de Junho, diferente do Brasil que é comemorado no segundo Domingo de Agosto. Ainda bem que o Dia das Mães cai no mesmo dia!

Mas de onde surgiu o Dia dos Pais? E por que comemo
ramos em datas diferentes? Bom, resolvi procurar.

Grace Golden Clayton, americana nascida no Oeste da Virgínia, perdeu seu pai no dia 6 de Dezembro de 1907 no Desastre da Mina de Monongah. O acidente matou 361 homens, entre eles 250 pais deixando muitas famílias órfãs.

No dia 5 de Julho de 1908, durante uma missa na igreja onde o primeiro Dia das Mães foi celebrado anos antes, Grace sugeriu ao pastor que homenageasse os pais que morreram no acidente da mina.

A idéia de Grace não teve muita repercussão na época pois a cidade estava ocupada com todas as outras celebrações do 4 de julho, Independência dos EUA.

Outros tentaram fazer com que o Dia dos Pais se tornasse uma data oficial, mas foi apenas em 1972 que o presidente Richard Nixon declarou oficial o Dia dos Pais e que fosse comemorado todo terceiro domingo de Junho.

No Brasil, a data foi escolhida pelo publicitário Sylvio Bhering por volta da metade dos anos 50. A data foi escolhida para honrar São Joaquim, santo padroeiro das famílias.

Depois dessa aulinha de história fiquei pensando na música Pai, do Fábio Jr., principalmente esta parte: “Pai, eu cresci e não houve outro jeito, quero só recostar no teu peito, pra pedir pra você ir lá em casa, e brincar de vovô com meu filho, no tapete da sala de estar…”

Ás vezes dá saudade de ser criança novamente, de sentar ao lado do meu pai e fazer milhares de perguntas. Ficar o dia inteiro atrás dele com um martelo e pedir para ele consertar a rodinha do carrinho de rolimã que ele mesmo fez. Entrar no quartinho de ferramentas dele e serrar uma madeira que ele deixou largada lá, fazer sujeira e levar bronca. Saudades de dividir o iogurte sabor prestígio com ele, mesmo sabendo que ele me enganava e comia muito mais. Saudades de tudo.

Hoje estamos em outra fase. Conversamos sobre outras coisas, trocamos experiências. As perguntas continuam e sempre continuarão, pois só eu sei como ele adora respondê-las.

Do que você tem saudade? Mesmo que não seja um pai, que seja sua mãe, seus avós, um tio querido, um amigo. Alguém que, como meu pai, teve paciência com você e respondeu a todas suas perguntas sobre o mundo.

Quero desejar um feliz Dia dos Pais para todos os pais, maridos, tios, avôs, avós, mães e amigos e como somos brasileiras, em agosto desejaremos tudo novamente!

320934_10200384394757540_171821223_n

The following two tabs change content below.

Érica Almeida

Nutricionista formada em São Paulo nunca imaginou que diria isso, mas sua parte favorita na casa é a cozinha. Viver bem e saudavelmente é possível, basta começar.

Latest posts by Érica Almeida (see all)

FB Comments

comments

2017-07-18T06:48:23+00:00

About the Author:

Nutricionista formada em São Paulo nunca imaginou que diria isso, mas sua parte favorita na casa é a cozinha. Viver bem e saudavelmente é possível, basta começar.

Leave A Comment