Desbravando o Etsy

Desbravando o Etsy

Muitas Brasileiras do Vale produzem peças únicas feitas a mão, mas nunca imaginaram que um hobby poderia ser tornar um meio de vida.

Etsy_featuredETSY comemorou mês passado 10 anos de criação, com um pouco mais de 1.4 milhões de pessoas que descobriram essa mina que, para muitos, se tornou de ouro. A Amazon também lança agora o “Handmade at Amazon” que ampliará esse mercado – uma grande dica vinda da Dodô Oda, dona da “Made by Dodô” no Etsy. Mas como ter sucesso nesse tipo de empreendimento?

O Brasileiras do Vale conversou com alguns membros do grupo com lojas virtuais que deixaram aqui algumas dicas preciosas.

    1.    O conselho número 1 de todas elas é: tenha um produto que permita a customização.

Isso porque o Etsy há alguns meses ampliou o critério de aceitação de negócios e permitiu que muitos itens manufaturados e com produção na China passassem a concorrer com os feitos-a-mão. Isso criou uma concorrência desleal de preços e muitos negócios perderam clientes e vendas – ou simplesmente “fecharam as portas”.

E como criar essa customização? Permita que o cliente escolha elementos do design: uma frase para ser colocada na caixa de decoupage, as fotos que vão ser impressas no quadro mixed media, ou as cores da boneca de pano, por exemplo. Para a maioria dos produtos vindos da China, customização é quase impossível de ser implementada.

    2.    Tire proveito do que você é melhor do que a China

A primeira delas é a entrega. A maioria dos produtos da China são enviados… da China. Assim, garantir um shipping de um dia ou a entrega em dois pode ser o suficiente para garantir sua venda.

1madebydodoE, de novo, a customização: capriche na embalagem, customize um cartão de boas-vindas à sua loja virtual, entregue o produto com um brinde, mande junto um catálogo/flyer com outras peças no mesmo estilo. Use a criatividade!

    3.    Pesquise mercados para sua obra-prima.

O que você usa no seu produto? Aqui, sim, vale pensar na China. Você pode comprar tecidos, couro, novelos de lã, caixas para sua embalagem e por aí vai em sites como o Alibaba por um preço muito menor do que os dos Estados Unidos. As quantidades são normalmente grandes, mas use a imaginação e, por que não?, crie parcerias aqui no grupo. Quem sabe se uma outra Brasileira do Vale vendendo um produto diferente do seu, também pode se interessar pela mesma embalagem que você precisa e decide dividir os custos com você?

    4.    Defina sua linha de produto.

Apesar de ser tentador vender todas as coisas que produzimos em uma única loja virtual, aquelas com produtos si1poppymilares são as que fazem mais sucesso.

Tenha (e mantenha) um bom estoque. Clientes gostam de variedade e de saber que podem retornar à sua loja para comprar outro item similar assim como conhecer os últimos lançamentos. A regra básica é começar com pelo menos 10-15 peças e ir incluindo outras de tempos em tempos. Mas há exceções à regra: algumas lojas preferem manter apenas as peças de mais sucesso (em alguns casos, isso significa uma única peça!) e isso tem funcionado também.

“Estude e entenda também os básicos de venda e marketing no Etsy ao colocar sua loja no ar”, diz Anita Cohn da Poppy Natural Cotton, “Livros e o próprio fórum e blog do Etsy são ótimas fontes para isso. O livro ‘How to sell your crafts online‘, do Derrick Sutton, me ajudou bastante com o básico”.  E ela deixa uma outra dica importante: “Abra a loja já com uma cara bem profissional: logo, descrição, boas fotos, produtos com etiqueta etc. Isso já dá um bom diferencial e maior credibilidade”.

    5.    Não deixe de optar pelo maior número de opções de pagamentos possível.

Dê flexibilidade aos compradores. Opte, pelo menos, por pagamentos com cartão de crédito e Paypal. Outros métodos oferecidos podem ser encontrados aqui.

    5.    Comunique-se

2KEMOutro conselho importante é uma resposta rápida ao cliente – o que pode fazer a diferença na decisão de compra. “Estar sempre conectada às mensagens do Etsy já fizeram a diferença em algumas de minhas vendas” diz Erica Schmierer, dona da “KEM Details Matter” no Etsy, “Normalmente quem está no site comprando tem uma dúvida que, quando não é respondida imediatamente, acaba dando tempo para que o comprador continue sua procura na internet e decida por um concorrente seu.”

Finalmente, não tenha medo de pesquisar seus concorrentes. Compare preços, veja como eles se promovem, a política de retorno da peça, qual tags e categorias eles se apresentam, como são as fotos de seus produtos, analise sua descrição do negócio e das peças, cheque social media para pegar ideias de promoção, e por aí vai…

E, não deixe de divulgar suas lojas virtuais – seja o Etsy ou seu website – no nosso grupo e encaminhar as informações a info@brasileirasdovale.com para a inclusão no diretório de serviços do website do BV. Propaganda é, e continuará sendo, a alma do negócio!

………………..

Agradecimentos a quem participou do artigo:

Solange Oda – Made by Dodo
https://www.etsy.com/shop/MadebyDodo?ref=shop_sugg


Erica Schmierer – KEM Details Matter
https://www.etsy.com/shop/KEMDetailsMatter


Anita Cohn – Poppy Natural Cotton
www.etsy.com/shop/poppynaturalcotton


Handmade at Amazon:
services.amazon.com/handmade/handmade.htm

The following two tabs change content below.

FB Comments

comments

2017-11-18T20:37:58+00:00

About the Author:

Leave A Comment