Consegui uma entrevista de emprego! E agora?

Consegui uma entrevista de emprego! E agora?

Parabéns,

Você foi selecionada para realizar aquela entrevista de emprego!

Você achou uma vaga que tem tudo a ver com você, enviou o seu currículo e foi selecionada para uma entrevista. Acredite, essa já é uma grande conquista, pois não é fácil fazer com que o seu resumé chame a atenção desses experientes recruiters. Sim, aqui existem muitas empresas contratadas para recrutar, selecionar e preencher as vagas das inúmeras empresas do Vale, com os melhores candidatos possíveis. Se você nunca teve esse tipo de experiência aqui nos EUA, então deve estar insegura, com vários pontos de interrogação na cabeça: como acontece o processo de contratação aqui? Que tipo de perguntas vou ouvir do entrevistador e como posso me preparar?

O BV preparou alguns tópicos para que você tenha uma noção de como acontecem as entrevistas em geral por aqui nos EUA/Califórnia e como se preparar para passar por essa fase com sucesso!

Rodadas de Entrevistas: o recrutador irá entrar em contato com você via e-mail ou por telefone, e marcar um dia e um horário para uma primeira conversa. Essa primeira rodada  de entrevistas pode acontecer por telefone, mas normalmente acontece via Skype, ou outro serviço de vídeo. Será um bate-papo que pode variar de 15 a 40 minutos, no qual a intenção é conhecer mais de você, seus objetivos e interesses, e é claro, o seu background.

*Dica: se entrarem em contato com você em um horário que não foi previamente combinado, é perfeitamente aceitável dizer que você não pode falar naquele momento e que prefere marcar para uma outra hora. Para entrevistas com vídeo, prepare antecipadamente o seu computador em um lugar iluminado, com um fundo neutro (uma parede com um quadro no fundo é um bom exemplo). Vista-se como se estivesse atendendo à uma entrevista pessoalmente, nada de ficar de pijama!

Se você for bem nessa primeira conversa com o recrutador, ele provavelmente irá convidá-lo para uma próxima etapa, que será uma entrevista pessoalmente com o RH da empresa contratante e, sucessivamente, com os diretores e/ou coordenadores da área pleiteada.

Tenha as respostas na ponta da língua: você pode e deve se preparar antes da entrevista, se planejando e se antecipando para algumas perguntas. Leia e releia o seu currículo e a descrição da vaga e faça uma lista das experiências que você já teve e que se encaixam com as que estão sendo exigidas nessa vaga. Analise quais qualidades/habilidades podem contribuir como pontos fortes e quais você precisa desenvolver. Uma coisa que os americanos adoram ouvir são os resultados concretos (e muitas vezes em números) do que você conquistou e trabalhou para atingir. Um modelo bem legal que você pode usar para exemplificar seus projetos bem-sucedidos, é o PAR Model:

                     Problem/Project/Need/Responsibility: qual foi o projeto, o desafio ou responsabilidade que você resolveu, executou?

                    Action: o que VOCÊ fez para a execução?

                    Result: quais forão os resultados atingidos

*Dica: Tente sempre focar em VOCÊ. O que VOCÊ literalmente fez; sua contribuição na execução de um projeto. Nós brasileiros temos o costume de sempre citar “nós realizamos”, “nós construímos”, num senso de colaboratividade; que tudo que fizemos foi em equipe. Porém, aqui eles querem saber as suas habilidades individuais.

Se prepare para as perguntas típicas como:

  • Walk me through your resume (seguindo o roteiro do seu currículo, fale sobre as suas experiências)
  • What do you like about this company?
  • Why do you want to move to this position?
  • What are your strengths and weaknesses?

Porém, podem também aparecer perguntas mais subjetivas como:

  • What accomplishments gave you the greatest satisfaction?
  • Tell me about how you work in a team environment.
  • How your coworkers would describe you?
  • What kind of boss do you prefer?

Faça perguntas: sempre planeje algumas para os entrevistadores. Isso demonstra interesse e pró-atividade. Você pode fazer perguntas do tipo:

  • Could you describe to me your typical management style and the type of employee that works well with you?
  • What are the characteristics of people who have been most successful in this position?
  • How would you describe the culture of this department? (“culture” no sentido de ser casual, intenso, agitado, descontraído…)
  • What challenges might I encounter if I take on this position?

Range salarial: já tenha em mente uma faixa salárial desejada (lembre-se que aqui eles calculam o salário anual, não mensal. Ex: $45.000 a $60.000 anuais), assim você terá uma margem para negociação. Pesquise em sites como o Glassdoor e Indeed o que as empresas da região, inclusive a que está te entrevistando, estão oferecendo para o cargo que você está concorrendo. Porém, tente ter conversas sobre salários mais adiante no processo seletivo, de preferência com os entrevistadores da empresa que irá te contratar, com aqueles que realmente irão trabalhar com você; não com o recruiters.

Nunca (jamais!) se esqueça de follow up: aqui eles dão muito valor àqueles que enviam um e-mail de agradecimento (em até 2 dias) após uma entrevista, evento de networking ou outro tipo de contato profissional. Seja simples e direto e agradeça pela oportunidade da entrevista e que aguardará ansiosamente os próximos passos. Mande um follow up mesmo se não seguir adiante no processo seletivo. Nunca se sabe quando você irá cruzar novamente com aquela pessoa, não é mesmo?!

Se sentindo mais preparada? Respire fundo e mostre do que você é capaz!  Ah, não esqueça de contar aqui para as nossas amigas como foi a sua experiência e mande dicas que podem ajudar outras de nós que estão na mesma situação.

Sucesso!

Babi

The following two tabs change content below.

bgomide

Latest posts by bgomide (see all)

FB Comments

comments

2017-07-18T06:36:41+00:00

About the Author:

Leave A Comment