5 razões para dirigir um carro elétrico

5 razões para dirigir um carro elétrico

Carro-eletrico_FEATUREDA Califórnia é o estado com mais veículos elétricos do país, nosso estado é responsável por 50% da frota elétrica dos EUA. Uma das maiores razões para esses números é o ZEV Mandate.

O ZEV Mandate está em vigor desde 1990, e várias modificações e adições já aconteceram. A última versão determina que as montadoras que vendem veículos na Califórnia precisam que 15.4% da frota sejam veículos de zero emissão (ZEV) até 2025. Com isso, estima-se que 270,000 veículos elétricos ou plug-in híbridos e até de hidrogênio compressado (fuel-cell) serão colocados no mercado

Na categoria de carros não poluentes, existem dois tipos de carros elétricos: os híbridos com plug (Plug-in hybrid electric vehicles – PHEVs),  que podem funcionar tanto a bateria quanto a gasolina,  e os 100% a bateria (Battery Electric Vehicles – BEVs) que funcionam apenas pela bateria. Os híbridos convencionais (aqueles que não possuem plug para carregar a bateria) não são beneficiados como carros não poluentes.

IMG_0754Então além, é claro, de colaborarmos com o meio ambiente, aqui vão cinco razões para quem está pensando em adquirir um:

1)Testar a nova tecnologia

Não é sempre que temos a oportunidade de sermos verdadeiros “early adopters”. Morar no Vale do Silício é ter a grande vantagem de não só assistir o lançamento de novas tecnologias e produtos, mas de poder fazer parte disso. E por causa do ZEV mandate há modelos de carros que são vendidos exclusivamente apenas aqui na Califórnia!

2) Usar a faixa exclusiva (a chamada Carpool lane)

Carros elétricos são grandes aliados no nosso transporte do dia a dia. Os carros 100% a bateria são beneficiários com adesivo branco, concedidos aos não-poluentes. O benefício é ilimitado para carros com zero emissão e valem, por enquanto, até 2019.

* O adesivo verde é concedido para carros híbridos (somente do tipo plug-in hybrid) e também vale até 2019, mas tem uma cota máxima de 85.000. Hoje, já foram concedidos 74,727.

IMG_07413)  Incentivos financeiros

O governo federal dá de $2500 a $7500 crédito no imposto de renda. Esse incentivo só vale quando você comprar o carro 100% elétrico. Quando você faz o lease, a concessionária não repassa.

Já a Califórnia dá um bônus de até $5000 de incentivo estadual dependendo da forma de aquisição. Na maioria dos casos, você recebe um cheque em casa para depósito.

4) Vagas reservadas, com descontos e até gratuitas

Em vários shoppings, plazas e empresas na região da Bay Area há vagas demarcadas para carros elétricos. Além disso, por exemplo, a cidade de San Jose oferece um programa de vagas gratuitas em quatro estacionamentos e nos parquímetros da cidade. Para saber os requisitos do programa, clique aqui.

Alguns hotéis do estado dão descontos nas tarifas também!

5) Economia

Está mais que provado que se você dirige um carro 100% elétrico você economiza no ano em média $1000 comparado com o mesmo uso se você usasse gasolina. Isso já incluindo o aumento da sua conta de luz.

Por outro lado, uma das grandes desvantagens dos carros elétricos é a pouca autonomia e limitação das estações de carregamentos. No começo é normal ficar com receio da bateria descarregar rápido… O pessoal chama isso de range anxiety (ansiedade da autonomia). Conforme você vai dirigindo, você vai se acostumando e também se planejando melhor. Além disso, aqui na Bay Area há varios lugares com carregadores, principalmente nas empresas.

  • Obs.: Para usar a maioria dos carregadores você deve adquirir os cartões das redes de carregamento (ChargePoint e Blink são as mais comuns aqui na região da Bay Area).

IMG_0763Nesse um ano e meio só tivemos um mico, e foi logo no começo. (Contro outro dia rs).  O modelo que escolhemos, o fiat 500, é super legal de dirigir, o painel é divertido e parece muito um carro de brinquedo à pilha rs.

Quem já adotou os carros elétricos? Quem está pensando em comprar? Compartilhe e tire suas dúvidas aqui.

The following two tabs change content below.

Angela Teodoro

Santista de coração e cidade. Vivendo o "California Dream" desde 2011. Foi advogada em sua vida passada e hoje se aventura na área de Marketing e Comunicação. “Nerd desde criancinha”, está sempre conectada e conectando.

Latest posts by Angela Teodoro (see all)

FB Comments

comments

2017-07-18T06:35:10+00:00

About the Author:

Santista de coração e cidade. Vivendo o "California Dream" desde 2011. Foi advogada em sua vida passada e hoje se aventura na área de Marketing e Comunicação. “Nerd desde criancinha”, está sempre conectada e conectando.

Leave A Comment