Aumente a visibilidade de seu negócio com Facebook

Aumente a visibilidade de seu negócio com Facebook

Este post é dedicado às pequenas empresárias ou qualquer mulher brasileira que tem uma ideia, um produto ou um serviço e precisa saber como encontrar e manter seus clientes, e aumentar suas vendas através do acesso a ferramentas de marketing e propaganda oferecidas pelo Facebook Ads.

Visibilidade-Facebook_FeaturedNo dia 19 de outubro, eu e outras brasileiras do vale estávamos presentes no workshop oferecido pela parceria da Câmara de Comércio de San Jose e pelo Facebook. O workshop foi direcionado a pequenos empresários, incluindo aqueles que possuem comércio local. O workshop abordou três assuntos de interesse de qualquer empresário, ou pessoas que têm uma ideia, um produto ou um serviço e precisa encontrar e manter seus clientes. Além disso:

– Mostrou a eficiência de uma propaganda personalizada feita através das ferramentas do Facebook.

– Apresentou três depoimentos de  empresários locais que utilizaram apenas as páginas do Facebook para propaganda de seus negócios investindo muito pouco e tiveram suas vendas aumentadas e até conquistaram mercados menores em outros países.

– Mostrou detalhes das ferramentas para aumentar a visibilidade de seu negócio, manter e conquistar novos clientes, e dessa forma, aumentar seu sucesso.

O ponto mais importante para os empresários foi demonstrar através de dados que o alcance do Facebook é enorme. Entretanto, apenas o empresário tem a qualificação necessária para conhecer seu cliente, suas preferências e onde estão localizados. Uma vez que você sabe para quem quer vender, o Facebook oferece pacotes de créditos em propaganda os quais você pode usar a favor do seu negócio.

Vamos pensar num exemplo próximo da nossa realidade: você tem um comércio de comidas brasileiras. E acreditamos que você já tenha uma página no Facebook com as fotos de seus pratos, sua localização, menu, preços, serviço de entrega, comentários de clientes e etc. Com uma propaganda paga no Facebook você pode escolher a faixa etária de pessoas que consomem esses produtos, o período de tempo que você quer que essa propaganda chegue até essas pessoas e o local específico (região de San Francisco, por exemplo).

Para um negócio no qual a comida tem que ser servida num prazo máximo de uma semana, alguns dias ou até no mesmo dia, como no caso de feijoada não congelada, uma propaganda focada nesse período é essencial para valer a pena os custos com propaganda e vender tudo o que foi produzido num menor tempo possível – essa última, regra básica em negócios.

O alcance regional traz grandes benefícios. Se a feijoada, por exemplo, será feita localmente em San Francisco, acredito que quem está a uma distância de 3 horas pode estar interessado, mas não vai consumir seu produto por estar distante. Daí a importância de que sua propaganda atinja pessoas mais próximas de San Francisco.

O uso de palavras chaves também é estratégico nesse caso. Além de identificar a faixa etária na propaganda, você pode usar palavras que fazem parte do processo de produção de uma feijoada como “ingredientes orgânicos”, “autêntica”, “brasileira”, e “gourmet” só como exemplo. Outra estratégia seria focar a propaganda em grupos especificos presentes na região de San Francisco.

Essa também é uma dica para empresários audaciosos: conheça o comportamento do seu cliente potencial e use as ferramentas de propaganda específicas do Facebook.  Acredite que seu produto é bom não só para para o paladar de brasileiros, mas também dos diversos grupos multiculturais dessa região.

Portanto, a vantagem de se ter uma propaganda focada na região, faixa etária e gênero, apenas como exemplo, é que a mensagem do seu negócio vai chegar a um cliente potencial e não ser promovido para todo mundo que talvez nem saiba ou tenha interesse em comida brasileira.

Para resumir, aqui estão tópicos mais relevantes do workshop Boost your Business with Facebook:

1. Se deseja aumentar suas vendas, atrair novos clientes e manter os que são fiéis aprenda a utilizar as ferramentas de propaganda do Facebook.

2. A alta visibilidade, a possibilidade de focar num determinado grupo ou região e analisar o resultado da propaganda feita são muito vantajosas para o pequeno empresário.

3. Os custos de uma propaganda no Facebook são bem menores e mais eficientes do que qualquer outra mídia. Pense em quanto custaria para fazer uma propaganda na TV, por exemplo, ou numa revista local de alta circulação.

Os links abaixo estão em inglês e todo o processo de como usar o Facebook ads para seu negócio, incluindo videos auto explicativos também. Eu, pessoalmente, acredito que vale a pena estudar essas estratégias para tornar a página de seu negócio mais profissional e atraente para os potenciais e atuais clientes. Recomendo também um artigo em português que é basicamente a tradução das “7 estratégias para aumentar seu negócio”.

Descubra mais sobre as ferramentas de propaganda do Facebook:

https://www.facebook.com/business/news/small-business-support

http://www.business2community.com/facebook/7-ways-boost-small-business-facebook-0927124

http://postcron.com/pt/blog/e-commerce-7-estrategias-para-aumentar-trafego-visibilidade-e-vendas/

Luciana Peixoto

Professora particular de Português para executivos e em casa para os gêmeos Já se aventurou a fazer um aplicativo para iPhone e tem um projeto adormecido esperando patrocínio. Morar no Vale mudou sua pele, seus músculos e expandiu sua mente. Em seu tempo livre escreve muito; de review no Yelp a histórias de ficção. Sem limites.

The following two tabs change content below.

BRAVE - Brasileiras do Vale

Integrar a mulher brasileira imigrante e fortalecer a comunidade brasileira feminina no exterior.

Latest posts by BRAVE - Brasileiras do Vale (see all)

FB Comments

comments

2017-11-18T20:33:41+00:00

About the Author:

Integrar a mulher brasileira imigrante e fortalecer a comunidade brasileira feminina no exterior.

Leave A Comment