Porque você precisa de um perfil Linkedin… e pra ontem!

Porque você precisa de um perfil Linkedin… e pra ontem!

Linkedin1_featuredHá mais razões para estar ativa no LinkedIn além de procurar vagas de emprego.

LinkedIn é uma ferramenta de networking profissional que é amplamente usada nos Estados Unidos e começa a se popularizar também no Brasil. É verdade, LinkedIn é uma das principais fontes de procura de candidatos a vagas, especialmente por recrutadores de grandes empresas. Daí você pensa: ‘ok, estou nos Estados Unidos e não estou procurando emprego agora. Vai demorar a entrar no mercado’. Ou ‘estou procurando emprego, mas já tenho meu currículo nos principais sites de procura de vagas’. Ou ‘deixei minha carreira no Brasil e decidi não procurar emprego’. ‘Por que exatamente eu precisaria de um perfil profissional no LinkedIn?’

A razão é simples: para fortalecer sua rede de conexões (o chamado ‘networking’).

E por que LinkedIn?

1. É considerado hoje, o seu currículo online. Mesmo se você encaminhar suas informações ao recrutador e RH, inevitavelmente eles acabam checando o seu perfil no LinkedIn. Além disso, seu perfil é público, extremamente aberto para procura por recrutadores e está ali 24/7 representando quem você é profissionalmente.

2. Você pode (e deve) usá-lo para fortalecer sua rede de conexões aqui e no Brasil. LinkedIn permite que você encontre e se conecte com pessoas que você ainda não conhece, mas que de alguma forma podem ajudá-la. Aproveite e entre em grupos relacionados com sua área de atuação (presente ou futura) ou com seus atuais interesses. Os grupos permitem expandir sua rede exponencialmente – e há literalmente milhares deles no LinkedIn hoje!

Um parênteses aqui: LinkedIn não é, e nem deve ser, uma rede social como o Facebook. As informações ali apresentadas devem ser estritamente profissionais – e portanto públicas. Assim, é um erro restringir sua rede LinkedIn a somente amigos e conhecidos. O objetivo não é esse!

Suponha que você participou de um evento e conheceu uma pessoa bem interessante na sua área. Não é seu amigo, mas é alguém que você gostaria de encontrar novamente para trocar mais idéias. Conecte-se via LinkedIn! Você é apresentado a uma pessoa que não tem absolutamente nada a ver com sua área, mas ela é interessante e sem você saber, pode ter contatos interessantes para você. Conecte-se via LinkedIn!

Pense no LinkedIn como a antiga troca de cartões de visita. Você está oferecendo àquela pessoa desconhecida suas informações profissionais e um meio para que ela contate você mais tarde. E é isso mesmo. Vá a um evento de networking na Bay Area e você vai perceber que pouquíssimos cartões de visitas são trocados. Em vez disso, as pessoas têm se conectado via LinkedIn.

3. Você se mantém atualizada com a carreira de várias pessoas, sem esforço. Elas constantemente comunicam mudanças em suas atuais posições e também publicam informações importantes para manter você em dia com o que acontece em sua profissão ou área de negócio. Muitas brasileiras comentam como às vezes é difícil voltar ao mercado depois de anos sem trabalhar. Manter uma rede de conexões e estar por dentro do que acontece na sua indústria vai minimizar esse problema. Além disso, LinkedIn pode ajudá-la a construir seu lugar. Ao publicar artigos relevantes no LinkedIn Pulse ou participar ativamente de grupos LinkedIn você pode começar a construir um nome para você. E isso é sério! É uma grande oportunidade que muitas deixam passar…

4. Você pode aprimorar seu negócio. Se você tem um negócio ou está pensando em abrir um, LinkedIn é perfeito para fazer conexões com potenciais clientes, competidores e mentores. Ele também facilita a conexão entre empreendedores/donos de negócios que estão na mesma situação que você para que vocês colaborem e cresçam juntos.

5. Serve para ajudar a encontrar seu lugar ao sol. No processo de se reinventar, LinkedIn pode dar dicas preciosas de como anda o mercado, de posições que foram criadas/mudadas recentemente, ou de novas oportunidades que você nem sequer pensava. E, de novo, é um local onde você pode ampliar suas opções de busca por vagas e se conectar com pessoas novas que podem ajudá-la a tomar decisões ou começar a trilhar um novo caminho.

6. E, talvez o mais importante: Linkedin tem sido a principal ferramenta para que VOCÊ ajude outras pessoas profissionalmente. Não é porque você está fora do mercado tradicional de trabalho que você não consegue ajudar outras pessoas profissionalmente. Você vai se espantar quando perceber que você pode ajudar uma amiga ao apresentá-lo, vamos dizer, a seu vizinho que por acaso tem contatos na empresa onde ela está aplicando para uma vaga. Ou ajudar aquela outra amiga que precisa de um mentor para um novo negócio que, por acaso, é sua conexão. Ou a outra pessoa que precisa achar um especialista médico que, voilá! é parte de sua rede direta ou indireta.

Manter um perfil ativo e atual do Linkedin vai ajudá-la a definir suas habilidades profissionais para o mercado atual, resumir melhor suas conquistas e mostrar onde você quer (e pode!) chegar.

E a melhor hora para isso é: ontem! porque você não deve esperar para desenvolver a sua rede somente quando precisar. Isso leva tempo e dedicação. Se esse tempo chegar, é bom que você já esteja bem conectada.

Assim, mãos à obra!

E você, já tem seu perfil no LinkedIn?

The following two tabs change content below.

FB Comments

comments

2018-03-24T19:28:08+00:00

About the Author:

3 Comments

  1. […] com o LinkedIn para aprendermos a usar melhor essa ferramenta. Nesse meio tempo, dêem uma olhada nessas dicas e em outras que iremos postar aqui no nosso website. Todo mundo está comentando da nossa […]

  2. […] Linkedin é a plataforma de mídias sociais online voltada para o mercado profissional. Essencial para você que está no mercado de trabalho, quer ingressar ou voltar para ele. Manter um perfil eficiente é o primeiro passo para que os seus objetivos profissionais sejam alcançados; sejam eles o de encontrar uma boa oportunidade de trabalho, se manter atual no mercado ou parcerias para seu negócio. Conheça mais um pouco sobre o porquê de ter um perfil Linkedin. […]

  3. […] Porque você precisa de um perfil Linkedin… e pra ontem! […]

Leave A Comment