Brazilian Cooking Club – Primeiro Encontro

Brazilian Cooking Club – Primeiro Encontro

Guest Post: Ciça Barbosa


Quando temos uma idéia em mente, criamos várias iniciativas e possibilidades para iniciar um projeto. É o tal do brainstorming.  Um sentimento muito bom nos invade quando esta idéia parte não só de uma, mas de várias pessoas com o mesmo propósito. Quando um ou mais querem algo, esta idéia se concretiza muito mais fácil – a união faz a força.

Isto já aconteceu mais de uma vez aqui dentro do Brasileiras do Vale. Hoje temos diversos sub-grupos formados, como o grupo das mamães e o grupo da ginástica. Agora criamos mais um grupo que está reunindo as fãs de culinária.

Qual o requisito para participar deste grupo? Gostar de comida!  E olha que tem para todos os gostos 🙂

O grupo surgiu a partir da iniciativa da Karen Iwata, que sugeriu em um post no BV unir as pessoas que gostariam de aprender a cozinhar ou que apreciam a boa comida. E assim mais adeptas apareceram e rapidamente já tínhamos público para nos organizar.

Com isso, criamos o “Brazilian Cooking Club ”. Lá, cada uma das integrantes pode ser a host-chef-professora e criar eventos com o tema que se encaixa com a sua especialidade ou interesse, por exemplo: bolos, comida brasileira, comida vegana, chinesa, etc.

O primeiro evento aconteceu em janeiro desse ano e o tema foi “‘Bolos Funcionais”. Eu tive a honra de receber pessoas muito queridas em minha casa, todas muito interessadas em aprender e saborear as receitas. Veja receita no final desse post

 

Em breve, teremos um novo encontro que será de Comida Vegana-Vegetariana. O número de participantes é limitado, portanto fiquem atentas quando surgir um evento e corram para garantir a sua vaga.

Você se interessou? Fique à vontade para entrar no grupo, se voluntariar para ensinar alguma receita legal e também prestigiar os eventos das demais colegas. Tenho certeza que vai ser uma delícia!

 

Cecilia Barbosa: Habilidade e sensibilidade com as mãos sao características essenciais para um fisioterapeuta, profissão que escolhi. Apaixonada pelo mundo das Artes desde criancinha, fui desenvolvendo o gosto pela criação e beleza. A cozinha também sempre me seduziu, culpa de minha mãe e familiares que são doutores nesta área. Após casar e vir morar em outro país, longe da família, este hobbie se tornou uma necessidade para não me esquecer dos sabores da terrinha. 

Vocês podem acompanhar outras receitas da Ciça no blog Frigideiras Mágicas

 


Aqui estão as três receitas do primeiro evento:

Bolo Funcional de Banana

3 bananas amassadas
2 ovos
1 xic de açúcar de coco
½ xic de óleo vegetal (abacate ou coco)
1 xic de aveia em flocos
1 xic de farinha de aveia
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela (opcional)

Modo de Preparo: Pré aqueça o forno à 180 C. Misture os ovos, o açucar e o óleo até formar um creme. Adicione o restante dos ingredientes e misture bem até ficar homogêneo. Asse por 30 min.

Bolo de Nozes Sem Farinha

3 ovos (gemas e claras separadas)
1 xic de açúcar de coco
2 xíc de farinha de amêndoas
1 xíc de nozes batidas (bata no processador até virar uma farofa grossa)
½ xíc  de óleo de coco
½ xic de leite de coco (pode ser água)
1 colher de fermento em pó
Modo de Preparo: Batas as claras em neve e reserve. Junte as gemas, o açúcar e o óleo até virar um creme. Acrescente o restante dos ingredientes e mexa. Por último incorpore, delicadamente, as claras na mistura, mexendo de baixo para cima. Asse por 30 min em 180 C.

Faça uma cobertura de chocolate (⅓ leite de coco e ½ tablete de chocolate amargo) derreta em fogo médio mexendo até engrossar e coloque sobre o bolo.

Bolo de Batata Doce e Chocolate

1 e ½ xic de batata doce cozida e amassada
85 gramas de chocolate amargo
3 ovos
1 xic de açúcar de coco
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 xic de farinha de amêndoas
1 colher de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher de canela em pó
Pré aqueça o forno à 180 C. Derreta o chocolate em banho maria. Num recipiente separado, bata os ovos, o açúcar e o óleo. Adicione a batata doce, o chocolate e o extrato de baunilha. Adicione a farinha, o fermento e o sal, mexa até ficar homogeneo. Asse por 50 minutos e espere esfriar para desenformar.

The following two tabs change content below.

BRAVE - Brasileiras do Vale

Integrar a mulher brasileira imigrante e fortalecer a comunidade brasileira feminina no exterior.

Latest posts by BRAVE - Brasileiras do Vale (see all)

FB Comments

comments

2017-11-18T20:32:05+00:00

About the Author:

Integrar a mulher brasileira imigrante e fortalecer a comunidade brasileira feminina no exterior.

One Comment

  1. Mia February 27, 2016 at 1:01 am - Reply

    Muito bom!!!!!
    Espero poder participar de muitos dos encontros!!!
    Parabéns é muito sucesso

Leave A Comment