Grávida no Vale – Amamentação

Grávida no Vale – Amamentação

Self portrait by Patricia Rossi

Self portrait by Patricia Rossi

Continuando a série Grávida no Vale, hoje vamos  abordar outro assunto muito importante para a gestante e para o bebê. Além da preparação para o parto, a preparação para a amamentação também é fundamental.

Quando eu estava grávida, fiz todos os cursos possíveis, li todos os sites, entrei em grupos de amamentação e li livros que me recomendaram e mesmo assim, tive muitas dúvidas no início.

A amamentação, na minha opinião, requer muita dedicação e determinação. Eu sempre quis amamentar, e com isso em mente, fiz e faço de tudo para que eu e minha filha tenhamos sucesso na amamentação.

No começo tive muitos problemas: bico rachado e sangrando, mastite, mau posicionamento, muito leite, pouco leite, e até greve de fome minha filha fez. Se eu não tivesse procurado o apoio de consultoras de amamentação, literatura, grupos de ajuda no facebook e reuniões presenciais, com certeza, não sei se teria passado por essas fases com sucesso.

Ao longo desses quase 10 meses de aleitamento exclusivo eu aprendi algumas coisas que acho valiosas e teria sido ótimo saber disso antes de começar a amamentar.

Aqui estão algumas delas:

  1. Confie no seu corpo e no seu bebê, eles sabem o que estão fazendo;
  2. O peito não é apenas para nutrição do seu bebê, ele é o conforto e segurança;
  3. Se o bebê tiver cólica, dê o peito, gases, dê o peito, se chorar, dê o peito, se estiver com sono, dê o peito. Dessa forma você aumentará sua produção de leite e acalmará da melhor forma possível o seu bebê;
  4. No começo seu bebê vai mamar muito! Quando digo muito, é muito mesmo. De hora em hora ele vai pedir, você vai pensar que seu leite é fraco, que tem pouco leite, mas não desista, é apenas seu bebê dizendo para o seu corpo que ele está crescendo e se desenvolvendo, confie nele e em você;
  5. Seu filho vai passar por processos de aprendizagem e desenvolvimento (wonder weeks), resultado disso: Ele irá mamar mais ou menos;
  6. Cansa, cansa muito, mas só de saber que você pode oferecer o melhor alimento para o seu filho vale tudo;
  7. Com o tempo isso passa e você se acostuma com a rotina, e seu bebê também aprende a rotina dele mesmo;
  8.  Faça o que funciona para VOCÊ e para SEU BEBÊ, você é a mãe, e só VOCÊ sabe o que é melhor para o seu filho.

Lembre-se de fazer o que é melhor para você e seu filho. Se informe antes e depois do nascimento, e sempre procure ajuda de um profissional – as lactation consultants foram uma ajuda valiosa para mim!

Sites

Kelly Mom– aqui você encontrará todo tipo de ajuda e todas as suas dúvidas serão respondidas aqui;

La Leche League– também ajudam com qualquer tipo de problema relacionado a amamentação, você pode também fazer o membership que custa $39.00 e receberá o livro deles;

Grupo Virtual de Amamentação– ótima fonte em português

Breastfeeding USA

http://www.nbci.ca/index.php – texto informacionais em várias línguas

Grupos de apoio

Elena com um mês

Elena com um mês

La Leche League South Bay (eng) no Facebook- elas fazem encontros mensais e ajudam muito;

Grupo Virtual de Amamentação (port) no Facebook- respondem a todas as suas perguntas, são ótimas moderadoras e com muito conhecimento em amamentação;

Harmony Birth, Campbell (eng)- encontros acontecem de sexta-feira, das 11:00 ao 12:00, drop-in custa $10.00 e você terá o apoio de uma lactation consultant e experiências de outras mães;

Blossom Birth, Palo Alto (eng) – encontros gratuitos toda 2. E 4. Sexta-feira das 1:30am a 1pm.

Good Samaritan Hospital (eng)- grupo de apoio a amamentação. Encontros acontecem todas as terças-feira das 14:00 as 15:30, gratuito.

El Camino Hospital Mountain View (eng)- grupo de apoio a amamentação. Encontros acontecem todas as quartas-feira das 10:30 as 11:30, gratuito.

Livros

The Complete Book of Breastfeeding (eng)- explica tudo sobre amamentação.

The Womanly Art of Breastfeeding (eng)- Livro do La Leche League sobre amamentação.

The Wonder Weeks (eng)- Fala de todos os desenvolvimentos e fases que o bebê está passando e como lidar com cada uma delas. Esse livro foi super importante para eu entender porque minha filha estava mamando tanto, porque tinham noites que ela não queria dormir, esse livro me aliviou.

Manual Prático do Aleitamento Materno (port) – livro do pediatra espanhol Carlos Gonzalez com informações sobre “pega”, peso,  choro, bicos, e tudo que você precisa sobre amamentação.

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato ou procure uma lactation consultant.

Você poderá gostar também:

The following two tabs change content below.

Érica Almeida

Nutricionista formada em São Paulo nunca imaginou que diria isso, mas sua parte favorita na casa é a cozinha. Viver bem e saudavelmente é possível, basta começar.

Latest posts by Érica Almeida (see all)

FB Comments

comments

2017-11-18T20:12:27+00:00

About the Author:

Nutricionista formada em São Paulo nunca imaginou que diria isso, mas sua parte favorita na casa é a cozinha. Viver bem e saudavelmente é possível, basta começar.

3 Comments

  1. […] Grávida no Vale – Amamentação […]

  2. […] no Vale/Relato de Amamentação: Primeira semana da Olivia Previous Relato de Amamentação: Primeira semana da […]

  3. […] Grávida no Vale – Amamentação […]

Leave A Comment