Relato de Amamentação: Primeira semana da Olivia

Relato de Amamentação: Primeira semana da Olivia

wbw2016-logo-textDe 01 a 07 de Agosto acontece a Semana Mundial do Aleitamento Materno. O tema desse ano é: como a amamentação é um elemento fundamental para nos fazer pensar sobre como valorizar o nosso bem-estar desde o ínicio da vida, como respeitar uns aos outros e cuidar do mundo que partilhamos.

Essa semana também aconteceu o encontro, parte do projeto Caminhando de Mãos Dadas, com a doula Juliana Graef. A Ju, que também foi minha doula, conversou com a gente sobre Parto Natural e amamentação em livre demanda. Foi uma conversa ótima que me deixou com vontade de dividir minha experiência de mãe de primeira viagem nessa primeira semana de vida da Olivia.

Olivia sentou com 32 semanas e não teve jeito que fizesse ela virar (mas isso é assunto pra outro dia). Então, nossa opção foi a cesárea. Eu não estava preparada para esse procedimento, e tinha muito medo disso atrapalhar a amamentação.

Ao mesmo tempo, eu pensava, não é possível, que vou ter que “penar” nesse quesito também (rs). Eu sabia que estava bem informada (como se preparar para o aleitamento materno), tinha noção que poderia ser mais desafiador, e também o que eu poderia fazer para diminuir os problemas.

Amamentacao_Angela_featuredPor recomendação das minhas midwives (parteiras) continuei com meu plano inicial de ter a Olivia no El Camino Los Gatos. Exatamente por ser um hospital que incentiva e apóia a amamentação. A obstetra, também recomendada pela minhas parteiras, e a equipe cirúrgica, respeitaram meu plano de parto e eu pude fazer contato pele a pele (skin to skin) com a Olivia ainda no centro cirúrgico.

Logo após ela teve que ir pro berçário para ser aquecida e terminar sua avaliação. O pai a acompanhou o tempo todo. Enquanto isso a equipe terminava a minha cirurgia. Ainda na sala de recuperação, o pediatra falou comigo e me informou que a Olivia já viria ficar comigo.

Minha doula veio me fazer companhia, e assim que minha mãe veio ficar comigo, ela foi acelerar os processos lá no berçário. Olivia praticamente mamou na primeira hora de vida por quase uma hora. Com uma pega linda, e foi um momento de alívio e emoção.

No primeiro dia de vida, os bebês dormem muito. Ofereci o peito algumas vezes, e ela não ligava. E o tempo todo as enfermeiras me tranquilizavam que era normal. E que tudo estava acontecendo como deveria. Esse apoio é mais que fundamental. Elas também me ensinaram a tirar leite com as mãos e pude ver que já tinha colostro saindo. Ela mamou mais umas duas vezes nesse dia e dormiu super bem. (Veja aqui sobre a reserva de energia dos bebês)

No segundo dia, ganhei um piercing. Olivia não queria sair do peito. Mamava por horas, com intervalos super curtos. A consultora de amamentação veio fazer uma visita, e falou que era completamente normal. E o quanto essa estimulação seria fundamental para o meu leite descer.

Amamentacao_Angela_3rd-imageDito e feito, terceiro dia, e meu leite já tinha mudado um pouco de cor – o colostro é mais amarelo, e o leite normal mais branquinho. Olivia mamou já num ritmo melhor. No dia seguinte, aconteceu a apojadura – momento da descida do leite. Além dos peitos doloridos e duros, também tive um inchaço de
baixo da axila. Acreditem, temos glândulas mamárias lá também. Nesse dia, a consultoria veio me visitar 3 vezes, me ajudando com massagens e compressas.

Durante toda a minha estadia no hospital (5 dias), Olivia ficou muito no pele a pele e a amamentação em livre demanda.Também recebi visitas diárias das consultoras de amamentação, além do suporte das enfermeiras. Tudo isso, combinado com a minha vontade, e o apoio do meu marido e da minha mãe, fizeram toda a diferença para esse bom começo.

Já estamos em casa, e sei que ainda vamos ter vários desafios pela frente. Mas com informação, instinto e apoio estamos prontas para superá-los, nós duas!

PS: Essa é a minha história, e eu sei que às vezes as coisas não saem como planejado. Mas o incentivo e apoio a amamentação é um dever de todos. Esse é o propósito da Semana Mundial do Aleitamento Materno.

The following two tabs change content below.

Angela Teodoro

Santista de coração e cidade. Vivendo o "California Dream" desde 2011. Foi advogada em sua vida passada e hoje se aventura na área de Marketing e Comunicação. “Nerd desde criancinha”, está sempre conectada e conectando.

Latest posts by Angela Teodoro (see all)

FB Comments

comments

2017-11-18T20:12:06+00:00

About the Author:

Santista de coração e cidade. Vivendo o "California Dream" desde 2011. Foi advogada em sua vida passada e hoje se aventura na área de Marketing e Comunicação. “Nerd desde criancinha”, está sempre conectada e conectando.

Leave A Comment