Cuidando do Brasil

Cuidando do Brasil

por Jéssica Toyota

Para muitas de nós, mudar para os Estados Unidos não diminui a constante preocupação com o que acontece no Brasil. Existe a vontade de que as coisas melhorem para amigos e famíliares que deixamos lá e, em alguns casos, até o desejo de um dia voltar. Mas não é só isso. Queremos condições mais justas para as pessoas batalhadoras que, diariamente, enfrentam problemas antigos do nosso país.

Há um tempo atrás, houve uma conversa no grupo do BV no Facebook sobre esse tema. Compartilhamos links e informações sobre iniciativas bonitas que estão acontecendo no Brasil e surgiu a ideia de compilar cada contribuição em uma lista, que você encontra abaixo. Destaquei alguns sites dedicados específicamente à transparência na política, algo fundamental na luta contra os maiores males do Brasil.

Obrigada pela participação e, principalmente, pelo encorajamento que vocês me deram, me sinto inspirada e privilegiada por poder participar dessa e de tantos outros debates sérios que já vimos no grupo. Aproveito para me colocar à disposição de quem tem interesse em falar sobre esses temas.

* As descrições foram tiradas do site de cada projeto.

TRANSPARÊNCIA

mudamos.org
“plataforma online para você opinar com liberdade e segurança sobre temas importantes de interesse público, ajudando na construção democrática de soluções com objetivo de criar um debate informado com a participação de pessoas de vários setores da sociedade.”

Transparência Brasilcuidando do brasil post 01
“Busca integridade do poder público, principalmente por meio do aumento da informação disponível. Seu trabalho é dividido em duas áreas: monitoramento das instituições e advocacy.”

Vote na Web
“Site de engajamento cívico apartidário que apresenta, de forma simples e resumida, os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. Qualquer pessoa pode votar contra ou a favor das propostas e dar a sua opinião. Vote na Web fica encarregado de levar ao Congresso os resultados dessa participação popular.”

Politize!
“O Politize! é um portal de educação política onde você encontra conhecimento de alta qualidade sobre o que há de mais importante para ser um cidadão consciente e engajado com a transformação do país.”

Projeto Brasil
“Durante as eleições: busca e organiza as propostas dos candidatos a presidência com base em fontes primárias; eleitores avaliam, comentam e compartilham essas propostas dentro do nosso site; Projeto Brasil organiza essas avaliações e as disponibiliza em forma de relatórios para os candidatos;
Durante o governo: O Projeto Brasil acompanha o político eleito e informa a população sobre o cumprimento ou não das propostas feitas durante a eleição; a população poderá ainda sugerir propostas, opinar sobre o que está sendo feito e cobrar a execução das promessas de campanha; ao final do mandato, a população saberá quais as propostas foram executadas pelo político e estará mais preparada para decidir seu voto”.

Observatório da Imprensa
“Entidade civil, não-governamental, não-corporativa e não-partidária que pretende acompanhar, junto com outras organizações da sociedade civil, o desempenho da mídia brasileira. (…) fórum permanente onde os usuários da mídia – leitores, ouvintes, telespectadores e internautas –, organizados em associações desvinculadas do estabelecimento jornalístico, poderão manifestar-se e participar ativamente num processo no qual, até há pouco, desempenhavam o papel de agentes passivos.”

VOLUNTARIADO

Atados
“O Atados é uma plataforma social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado. O fortalecimento dessa rede e a mobilização de voluntários ampliam o impacto das organizações e transformam pessoas e comunidades.”

ADMINISTRAÇÃO LOCAL

Meu Rio1445534127_MeuRioLogoPrint-01
“Uma rede de ação por um Rio de Janeiro mais democrático, inclusivo e sustentável.
Junte-se às mais de 200 mil pessoas que recebem nossos alertas e participam das decisões políticas que definem o futuro da cidade.”

Nossas Cidades
“Rede de ativismo e mobilização que reúne mais de 250 mil pessoas em diferentes cidades”

Meu Município
“É um portal público e gratuito que disponibiliza os principais dados referentes ao desempenho das finanças dos municípios brasileiros de forma simples. Esse projeto tem como objetivo melhorar a apresentação e organização dos dados para auxiliar os gestores públicos em suas análises e tomadas de decisões.”

Programa Cidades Sustentáveiscuidando do brasil post 03
“Uma realização da Rede Nossa São Paulo, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e do Instituto Ethos, o programa oferece uma plataforma que funciona como uma agenda para a sustentabilidade, incorporando de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural e abordando as diferentes áreas da gestão pública em 12 eixos temáticos. A cada um deles estão associados indicadores, casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência.”

INFÂNCIA E JUVENTUDE

KeenFuture (Contribuição Daniela Reis Goetten)
“Programa de educação infantil para populações carentes”

cuidando do brasil post 02Instituto Pivi (Contribuição Erica Schmierer)
“Atua na área de assistência social visando efetivar o processo de inclusão social, resgatar, promover e formar crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade pessoal e social, que tiveram seus direitos violados ou ameaçados, buscando a auto-realização e preparação para o futuro, bem como o exercício consciente de sua cidadania.”

(Adicionado em 9/13/16): É Nóis Oferece formação presencial e online em jornalismo para jovens da periferia, tendo lançado em 2015 a primeira plataforma de ensino de jornalismo gratuita do país.

GESTÃO PÚBLICA

Vetor Brasil (Contribuição Tatiana Hochgreb)
“O Vetor Brasil seleciona jovens talentos para auxiliarem governos do Brasil a desenvolverem projetos inovadores nas áreas de educação e gestão financeira.”

REFUGIADOS

logo_adus-peqAdus
Missão: “Atuar em parceria com solicitantes de refúgio, refugiados e pessoas em situação análoga ao refúgio para sua reintegração à sociedade buscando sua valorização e inserção social, econômica e cultural.”

Abraço Cultural

Missão: “Potencializar oportunidades de geração de renda e empreendedorismo a refugiados por meio de um método inovador de ensino de idiomas e troca de experiências culturais com as comunidades locais valorizando nossas diferenças.”

SUSTENTABILIDADE

Akatu (Contribuição Erica Schmierer)
“O Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente. Defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas.”

thBanco de Alimentos (Contribuição Erica Schmierer)
Missão: “Ser modelo e multiplicador na luta pela conscientização da sociedade quanto a seu papel de protagonista na construção do desenvolvimento social, e fazer com que cada vez mais um número maior de pessoas tenham cesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente para uma alimentação saudável.”

SAÚDE

Tamtam (Contribuição Danielle Moraes Klumb)
“Iniciado na extinta Casa de Saúde Anchieta em 1989, o Projeto TAMTAM tem como objetivo promover saúde mental, prevenção as doenças, educação, acesso a arte e cultura, diversidade e inclusão social.”

INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS

Alpha Centro Cultural (Contruibuição Ciça Barbosa)
“Promoção de atividades culturais educativas, cientificas, cívicas e de assistência social, com vistas a melhorar o nível cultural, a qualidade de vida e trabalho da população. No Centro Cultural Alfa, são desenvolvidas atividades especificas para o público jovem e adulto.”

DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL

Impulso Betaimpulsobeta-marca-horizontal-AF-032
“Empresa de soluções de educação em prol do avanço profissional feminino e da igualdade de gênero no mercado de trabalho. Soluções visam apoiar empresas em estratégias de promoção de igualdade de gênero que impulsionem seus negócios e apoiar mulheres talentosas que querem se desenvolver em busca de maiores aspirações profissionais.”

USP Legal (Contribuição Camilla Juliana Gonzalez)
“Comissão Permanente com a missão de elaborar políticas internas para inserção das pessoas com deficiência no ambiente universitário. Esta iniciativa, chamada de USP Legal, ganhou recentemente o estatuto de um programa regular sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, por meio da Resolução 5971/2011, com a determinação de articular ações conjuntas das diferentes áreas da Universidade (graduação, pós-graduação, pesquisa, cultura e extensão) para assegurar a plena inclusão de alunos e servidores com deficiência. O programa atua com uma abordagem sociotécnica para desmontar os processos excludentes dentro da Universidade, removendo barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação, colocando-se como um repositório das experiências de inclusão e ponto de referência para as unidades, órgãos e comunidade da USP.”

Se você tiver mais alguma organização para indicar, deixe a informação nos comentários!

Cuidando do Brasil post (FEAT)

The following two tabs change content below.

jessica

Latest posts by jessica (see all)

FB Comments

comments

2017-11-18T19:01:22+00:00

About the Author:

Leave A Comment