Vale estar no Vale?

Vale estar no Vale?

Eu acredito que, assim como você, estou longe da família que eu tanto amo, dos meus amigos e da minha cultura, e sinto saudades. Você já se sentiu assim?

Eu sou Caroline Mazzochin, Coach, Mentora e Empreendedora Digital e há 7 meses eu me mudei para o Vale. Como qualquer pessoa que se muda pra outro país eu vim cheia de planos e expectativas: trabalhar como Coach e Mentora e estudar empreendedorismo. Mas o que eu não sabia é que a saudade ia apertar tanto no meu coração que por muitas vezes iria me fazer sentir medo.

“O que fazer quando o saudade aperta?”


“O que fazer quando os abraços e beijos vem em formato digital?” 



Eu me fiz essas perguntas inúmeras vezes!

Existe aquele ditado que diz que “para cada escolha há uma renúncia”, só que eu estava presa as minhas renúncias o tempo inteiro. Ao invés de aproveitar tudo que esse lugar me oferecia eu estava fazendo tudo o que eu tinha que fazer, mas vivendo muito mais pelo que eu não tinha por perto. E este, sem dúvida, estava sendo o meu erro.

Foi pensando nisso que eu me fiz uma nova pergunta e talvez a mais importante de todas, e que me fez mudar de atitude: 

 “O que eu estou fazendo para que tudo isso valha realmente a pena?’’ 



A vida tem o seu próprio caminho e ritmo e por mais que a gente ache que não se pode controlar tudo, sim, nós podemos! Talvez nem tudo, mas nós podemos ressignificar muitas coisas e fazer cada momento valer realmente a pena. Se a sua escolha ou estratégia foi estar aqui, então que tal ressignificar isso? E foi partindo desse ponto de vista que eu tive a ideia de escrever esse texto pra você.

Se sentir perdida muitas vezes é essencial. Acredite! A partir de um estado de dor é que surgem as motivações para buscarmos uma nova razão de ser, estar ou fazer. Mas essas motivações não surgem do nada. Precisamos exercitar a nossa mente para conseguirmos enxergar as oportunidades.  Ao invés de ficarmos presas ao que supostamente deixamos pra trás, temos que começar a procurar, dentro da nossa realidade, o que podemos fazer de diferente para aproveitar e honrar as escolhas que fizemos.  E temos que fazer isso já!

O que eu vou te ensinar a fazer aqui agora é uma ferramenta usada em muitos processos de coaching. Ela é simples, porém muito poderosa.  Além de ajudar a enxergar novas oportunidades, ela vai fortalecer a sua mente e motivar você a fazer o que pode, sonha, sente vontade e quer fazer para que sua estadia ou moradia aqui valha realmente a pena.

A primeira e única coisa que eu quero é que você crie o seu mural das oportunidades. Esse é um quadro simples, que pode ser feito em uma cartolina branca ou em qualquer superfície que possa ser usada como um quadro, e que vai te ajudar a ver quais as oportunidades que você tem, nesse caso, por estar aqui no Vale.

Esse mural será como um lembrete diário sobre todas as oportunidades que você tem aqui.

Depois que você tiver terminado você deve prendê-lo em um local visível, ou, em último caso, do lado de dentro da porta do seu guarda-roupa (no caso dele ter a abertura de 180º).

Nesse mural você vai colar gravuras (pode ser fotos de revista, impressões da internet) que tenham algum tipo de significado pra você. Essas gravuras deverão responder às seguintes perguntas:

Quais são as coisas que você quer/sonha/sente vontade de realizar e pode, por estar aqui?

Quais  são os lugares que você quer/sonha/sente vontade em conhecer e pode, por estar aqui?

Quais são as oportunidades que você quer/ sonha/ sente vontade de abraçar e pode, por estar aqui?

Vale a pena lembrar que: a mente humana não diferencia o que é real do que é imaginário – e isto não é achismo meu e sim ciência.

Experiências com Ressonância Magnética Funcional evidenciam que tanto a imagem real como uma imagem mental (imaginária) ativam as mesmas áreas do cérebro. Daí o grande poder da visualização. Está comprovado que nossa mente responde fortemente a estímulos visuais e  através de imagens simples você consegue criar um reforço e estimular as suas emoções.

Ver seu mural todo dia vai inspirá-la a buscar o que procura e essas emoções vão te dar energia, te fazer entrar em ação e te fazer aproveitar tudo que você pode aproveitar por aqui.

Claro que não existe uma fórmula mágica ou um esquema mirabolante pra saciar a saudade e a falta de quem nós amamos. Eles estão longe. Ponto! Podemos, de certa forma, tê-los cada vez mais perto, ainda que pela Internet. Mas se começarmos a viver pelas oportunidades ao invés de ficarmos presa pela saudade essa será uma forma sustentável, digamos assim, de fazer valer a pena as escolhas que fizemos.

Depois que eu comecei a fazer o meu mural eu já conheci tantos lugares incríveis aqui, já comi tantas comidinhas diferentes, já conheci tanta gente bacana. Semana passada eu fui a Santa Cruz. Eu já conheci Capitola e bebi vinhos maravilhosos em Sonoma. Eu conheci a Big Sur e depois o Aquário em Monterey. Todos esses meus passeios duraram um dia, na maioria das vezes finais de semana. Você já conheceu esses lugares? Vale muito a pena!

Eu ainda quero andar de balão em Napa, esquiar em Lake Tahoe, ir a Disney e conhecer Las Vegas. Esses são sonhos e desejos que estão no meu mural, através das técnicas de planejamento do coaching eu já me organizei e em breve estarei aproveitando mais essas oportunidades. Sem dúvida, mais que nunca, eu quero aproveitar cada dia o fato de ser uma empreendedora digital e poder trabalhar em qualquer lugar do mundo, e aproveitar o que o mundo tem para me oferecer. E meu mundo agora é aqui!

Depois de começar a viver realmente as oportunidades, além de trabalhar e estudar,  a minha conclusão diante de tudo o que me aconteceu e toda saudade que continua em mim é: “Sim, Vale a pena estar aqui no Vale!”

E você? Qual a sua conclusão depois de ter feito o seu mural?

Compartilhe comigo por e-mail ou deixe um comentário aqui.

Conte comigo pra o que você precisar. Quem sabe a gente não troca umas figurinhas?

Beijos Carol

Caroline Mazzochin é Coach de Autoconhecimento, Empreendedora Digital e Palestrante. A Carol depois de conhecer dezenas de países, resolveu se mudar para os EUA, mais precisamente pra o Vale.

The following two tabs change content below.

BRAVE - Brasileiras do Vale

Integrar a mulher brasileira imigrante e fortalecer a comunidade brasileira feminina no exterior.

Latest posts by BRAVE - Brasileiras do Vale (see all)

FB Comments

comments

2017-11-18T19:24:47+00:00

About the Author:

Integrar a mulher brasileira imigrante e fortalecer a comunidade brasileira feminina no exterior.

One Comment

  1. Caroline Mazzochin February 9, 2017 at 11:31 am - Reply

    Perfeito Angelica, é exatamente esse o segredo. Clareza é a palavra chave. É que nem aquele ditado, quando a gente nao sabe pra onde ir, qualquer caminho serve. Obrigada pelo seu comentário. Fico feliz em saber que pensa isso! Um beijo e sucesso!!!

Leave A Comment