O que você deve saber na hora de comprar uma casa

O que você deve saber na hora de comprar uma casa

por Ana Pace & Cristiane Eissmann

Comprar uma casa não é nada fácil, imagina comprar uma casa nos EUA. Veja aqui tudo o que você precisa saber antes de começar o processo e a importância de ter um agente imobiliário ao seu lado.

Encontre um Corretor Imobiliário: Agentes imobiliários são parceiros importantes quando você compra uma casa. Eles fornecem informações úteis sobre o mercado local, cidades (áreas dentro de cidades), escolas etc. Seu conhecimento do processo de compra de casa, habilidades de negociação e familiaridade com a área que deseja viver pode ser extremamente valiosa. E o melhor de tudo: não custa nada para usar um agente – eles são compensados com a comissão paga pelo vendedor da casa.

Obtenha Pré-Aprovação do Banco: Antes de você começar a procurar uma casa, você precisará saber o quanto você realmente pode gastar. A melhor maneira de fazer isso é obtendo a pré-qualificação para o empréstimo. Para obter pré-qualificação, você precisará fornecer algumas informações financeiras para o banco: o seu rendimento, poupança e eles também irão checar seu ‘’credit score’’. O banco irá rever esta informação e lhe dizer o quanto que poderão te emprestar. Com isso você saberá a faixa de preço das casas que irá procurar. O banco é uma peça muito importante na compra de uma casa, por isso é imprescindível trabalhar com pessoas competentes e qualificadas. Seu corretor imobiliário terá uma lista de loan officers para te recomendar.

A busca pela Casa: Agora que você já sabe quanto você pode pagar, inicie visitando casas dentro da sua faixa de preço. Leve o tempo que você precisar para encontrar a casa certa. Pode ser que você visitará um monte de casas; faça anotações, certifique-se de que a casa atenda todos seus desejos e necessidades. Localização e bairro também são pontos importantes a serem considerados, afinal você pode renovar toda a casa mas você não poderá mudá-la de lugar.

Hora de colocar Oferta: Converse com o seu agente imobiliário, ele(a) te ajudará com todos os documentos necessários para escrever uma oferta justa e competitiva baseada no valor comparável de casas na mesma área. Quando o proprietário receber sua oferta ele pode aceitar, recusar ou te fazer uma contraproposta. Uma vez que você e o vendedor chegarem a um acordo sobre preço e termos, a casa vai entrar em ‘’escrow’’ – que é o tempo que se leva para concluir todas as etapas restantes no processo de compra.

Obtenha Inspeção na Casa: Normalmente, ofertas de compra são dependentes/contingentes de uma inspeção inicial da propriedade para verificar se há sinais de danos estruturais ou itens que podem necessitar reparos. O seu agente imobiliário ajudará você a organizar essa inspeção conduzida dentro de alguns dias caso sua oferta seja aceita pelo vendedor. Esse período de contingência te protege, dando a você uma chance de renegociar sua oferta ou retirá-la sem qualquer penalização se a inspeção revelar danos materiais significativos. O inspetor irá preparar um relatório com as conclusões e reparos a serem feitos. Em um mercado menos competitivo você pode pedir ao vendedor para corrigir qualquer coisa sobre a propriedade antes de fechar a venda.
As duas inspeções mais comuns são: Home (interior, exterior e fundação) e Cupim “Termite” (que vai mostrar se a casa precisa ser fumigada e quais reparos são mais urgentes que geralmente vêm com uma cotação na própria inspeção. O comprador tem direito de fazer outras inspeções também, tais como, mofo, telhado, piscina, “lead” (Imóveis construídos antes de 1978) e “asbestos” (material nocivo à saúde encontrado em construções mais antigas). Muitas vezes, existem inspeções prontas e o comprador após pagar uma taxa pode obter mais informações sobre.

Home Appraisal: O seu banco irá pedir para um avaliador independente para fornecer uma estimativa do valor da casa que você está comprando. O avaliador não está diretamente associado com o banco. A avaliação permitirá que todas as partes envolvidas saibam que você está pagando um preço justo pela casa.


O que são Contingencies (Contingência) e quanto influenciam na sua Oferta?

Quando o você fizer uma oferta para a compra de um imóvel, você tem a opção de incluir certas condições que têm que ser cumpridas para finalizar a compra. Estas condições são chamadas contingências e elas existem para proteger o comprador.
Em algumas áreas, com bastante competitividade, o comprador talvez poderá fazer uma oferta sem certas contingências como tática para fazer a oferta ser mais forte. Isto aumentará a atratividade da oferta para o vendedor, mas pode ser mais arriscado. Você precisa trabalhar com seu corretor para determinar o que incluir, mas estas são as contingências mais comuns – Inspeção, Appraisal (avaliação) e financiamento e o que elas cobrem.

Contingência de Inspeção (Property Inspection Contingency)

Com esta contingência, o comprador tem um período específico para fazer uma inspeção no imóvel depois que a oferta for aceita pelo vendedor.
O comprador poderá negociar com o seller ou até desistir da compra baseado no resultado da inspeção, sem perder o dinheiro do depósito (geralmente 3% do valor total do imóvel). Pelo fato do comprador ter o direito de desistir da compra, esta é a contingência de mais risco para o proprietário.

Contingência de Avaliação (Appraisal Contingency)

Esta contingência permite ao comprador re-negociar ou sair do contrato se a avaliação do valor do imóvel for mais baixo do que o valor oferecido. Esta contingência e a contingência de financiamento estão ligadas porque o seu banco vai basear o valor do financiamento de acordo com a avaliação do imóvel. Por exemplo, se você der 20% de entrada em um imóvel de $500,000, seu banco concordou em pagar 80% do valor do imóvel, ou seja $400,000. Se o imóvel for avaliado pelo valor oferecido, então estes números continuam os mesmos. Mas se a casa for avaliada por menos, por exemplo, $450,000, o banco vai ainda emprestar os 20%, mas será 20% de $450,000, ou seja, $360,000. Como você ofereceu $500,000 pelo imóvel, você terá que pagar a diferença de $40,000 ou usar uma das opções que a contingência oferece que são: 1- cancele o contrato, 2 – aceite e aumente a sua entrada, ou, 3 – re-negocie com o vendedor.

Contingência de Financiamento (Loan Contingency)

A contingência de financiamento diz que sua compra da casa é contingente em garantir o financiamento dentro de um período de tempo definido, e o comprador define o comprimento da contingência no contrato. A Loan Contingency protege você no caso de algo dar errado e você não conseguir obter um empréstimo.
Se você está pagando em dinheiro, você certamente iria dispensar esta contingência. Se você não está pagando em dinheiro, renunciar a contingência de financiamento pode ser arriscado para alguns compradores, especialmente ao comprar no limite superior de sua acessibilidade. Se por algum motivo seu empréstimo cair, você ainda estaria legalmente obrigado a comprar a casa. Esta contingência pode protegê-lo neste evento improvável. Em alguns casos, um comprador pode optar por manter a contingência de avaliação, mas renunciar a contingência de financiamento. A contingência de avaliação protegerá o comprador se a avaliação afetar o financiamento. Mas a contingência de financiamento pode ser sua única proteção se algum imprevisto acontecer, como a perda de um emprego.

É importante entender todas essas contingências e o que elas significam em sua situação individual. Trabalhe em estreita colaboração com o seu agente imobiliário para pesar os riscos e benefícios. Certifique-se de que você está devidamente protegido antes de decidir renunciar a qualquer contingência.

Dicas

  • Leia toda a oferta (Purchase Contract) com bastante atenção, antes de assinar. Pergunte e peça pra sua corretora/corretor te explicar tudo;
  • Faça uma lista dos itens mais importantes para você. Provavelmente você não vai encontrar e comprar o imóvel perfeito, mas pode ser uma casa com potencial e mesmo que não tenha todos os quesitos da sua lista, terá a maioria dos pontos positivos ao invés de negativos;
  • Localização é muito importante. Se você encontrar uma casa numa vizinhança boa, você pode reformar a casa, mas se a vizinhança não for boa, não há nada o que fazer;
  • O preço de um imóvel a venda (List Price), não significa ser o mesmo preço de venda (Sale Price) em várias ocasiões, principalmente na área do Vale do Silício. Seu corretor irá mostrar as vendas comparáveis (Comps) para você entender melhor o mercado e ajudá-lo a decidir o valor da oferta.

Para mais informações entre em contato com a Ana Pace  ou Cristiane Eissmann

Ana Pace é de São Paulo, formada em Língua Inglesa pela USP e foi professora de Inglês por 15 anos em São Paulo, CalCC e Golden Gate Language School. Ana mora em Los Gatos desde 2002 e é mãe de dois meninos (8 e 10 anos). Ana é corretora de Imovéis do Coldwell Banker de Los Gatos há 4 anos e tem ajudado várias famílias brasileiras a comprarem ou venderem seus imóveis em South Bay Area. Ana é também especializada em Relocation pelo Coldwell Banker e Cartus Network. Eleita top 10 agent do Coldwell Banker de Los Gatos (entre 250 corretores) por 3 meses em 2016. Seu trabalho é feito com honestidade, respeito e profissionalismo.

Cristiane Eissmann é Catarinense, nascida em Blumenau. Casada, sem filhos. Saiu do Brasil em 2007, se mudou para o Vale em 2014. Pedagoga de formação acadêmica, trabalhou como professora e diretora por 14 anos. Atualmente trabalha como Corretora de Imóveis ajudando famílias com compras e vendas de imóvies na Bay area. Adora fazer trilha, acampar, conhecer pessoas e lugares novos

The following two tabs change content below.

BRAVE - Brasileiras do Vale

Integrar a mulher brasileira imigrante e fortalecer a comunidade brasileira feminina no exterior.

Latest posts by BRAVE - Brasileiras do Vale (see all)

FB Comments

comments

2017-11-18T19:21:43+00:00

About the Author:

Integrar a mulher brasileira imigrante e fortalecer a comunidade brasileira feminina no exterior.

Leave A Comment