Por que a castração é a melhor opção?

Por que a castração é a melhor opção?

Nos Estados Unidos existem mais de 70 milhões de animais abandonados, e somente 6 a 8 milhões de gatos e cachorros são resgatados pelos abrigos de animais anualmente no país, segundo a Humane Society.

Sabe o que acontece com esses animais que vivem nas ruas? Eles continuam se reproduzindo, continuam não sendo adotados e suas populações aumentam cada vez mais e mais. Alguns tem a sorte de irem para abrigos e serem castrados, mas continuam sozinhos e a procura de um lar, e muitos nunca conseguem encontrar uma família que o queira adotar para o resto de sua vida.

Cães e gatos castrados vivem mais:

Eu falo que esse primeiro motivo já basta para castrar o seu animal desde cedo. Uma pesquisa no Hospital Veterinário de Banfield, mostra que cães machos que são castrados vivem em média 18% a mais do que os não castrados, e fêmeas castradas vivem 23% a mais. Eles também têm menos risco de desenvolver alguns cânceres, como de mama, útero, ovário e testículo, e as fêmeas ficam protegidas contra piometra e gravidez psicológica.

Reuni alguns motivos para você castrar o seu bichinho de estimação desde pequeno 😉

Nas fêmeas:
• Evita fugas;
• Evita acasalamentos indesejáveis, principalmente quando se tem um casal de animais de estimação;
• Evita o cancro nas glândulas mamárias na fase adulta;
• Evita piometra (grave infecção uterina) em fêmeas adultas;
• Evita a “gravidez psicológica” e suas consequências como infecção das tetas;
• Evita cios;
• Evita o aumento do número de animais de rua;

Nos machos:
• Evita fugas;
• Evita o constrangimento de cães “agarrando” em pernas ou braços de visitas;
• Evita a marcação do território (xixi fora do lugar);
• Evita a agressividade motivada por excitação sexual constante;
• Evita tumores testiculares;
• Evita o aumento do número de animais de rua;

Agora vamos falar de alguns mitos:

A castração deixa o animal gordo

Animais castrados antes de completar 1 ano de vida apresentam menos sinais de aumento de apetite e menor tendência de se tornarem adultos obesos. Viu, mais um motivo para você castrar o seu animalzinho quando bebês. A castração pode causar aumento do apetite, contudo a obesidade em cães e gatos é causada devido a irresponsabilidade dos donos e não a castração. Deve-se controlar a alimentação do seu animal, pois nós tutores de animais domésticos devemos sempre controlar as quantidades e o que os nossos animais comem, porque eles não têm condições de definir as quantidades e variedades de comida a serem ingeridas.

A castração deixa o animal apático

Os animais na fase adulta vão, gradualmente, diminuindo a actividade. Muitos associam erroneamente esse fato à castração. Vale lembrar que você como tutor é responsável

A castração é uma cirurgia cruel

Cruel é fazer com que o animal se reproduza, cruel é fazer com que suas populações aumentem e eles fiquem morando na rua e sendo maltratados. Realmente isso é cruel, porque a cirurgia de castração é super simples e rápida. O pós operatório inclusive é também muito tranquilo. Não há nenhuma consequência maléfica para o animal de estimação que continuará a ter vida normal.

O macho castrado não tem interesse pela fêmea

Muitos machos castrados continuam a ter interesse por fêmeas, embora ele seja menor comparado a um animal não castrado. Ao contrário de humanos, animais domésticos não sentem desejo de fazer sexo. A líbido dos animais é induzida pelos hormônios e odor da fêmea no cio.

Deve-se castrar a fêmea após ela ter tido crias

Muita gente ainda pensa que as fêmeas precisam se reproduzir pelo menos uma vez, e esse é um mito muito ruim que inclusive faz com que elas não possam prevenir doenças. A fêmea não fica frustrada e muito menos triste por não ter tido filhotes, ela inclusive nem ligará para isso. Se a castração acontecer antes do primeiro cio, ela inclusive evitará em 100% o cancro em glândulas mamárias.

Seja responsável, castre!

PS: As fotos desse post foram tiradas por mim. Alguns são gatos e cachorros de amigas, outros encontrei no parque ou em viagens. E as estrelas do post são as minhas fofurinhas que obviamente foram adotadas: Pirata, Lisa e Moleque. Pirata é um gatinho muito fofinho que foi abandonado depois de perder um olhinho. Lisa foi encontrada no esgoto muito pequenininha junto com o seu irmãozinho que infelizmente não sobreviveu. Moleque foi adotado quando a sua tutora não pode mais cuidar de sua bolinha de pêlo devido a problemas e complições de saúde. Todos são muito amados, nasceram no Brasil, atualmente moram na Califórnia e são muito felizes!

Links interessantes:
Desmitificando: veja 8 benefícios da castração
A questão ética da comercialização de animais domésticos
Exploração comercial e genética de cães e gatos
Animais abandonados nos EUA

Gostou do texto?
Você pode acessar o meu blog para mais conteudo como este.
Aproveite para me seguir nas redes sociais:
Me siga no Twitter | Facebook | Instagram | Google Plus

Thaisa Fernandes é uma Mineira que morou, também, em São Paulo e tem dois sotaques. Decidiu morar em San Francisco para trabalhar com tecnologia e ser ainda mais hippie. Trabalha como Gerente de Projetos e tenta ser pinup nas horas vagas. Gosta de passar o seu tempo livre com o marido, cachorro e dois gatos. Seu esporte favorito é provar todos os chai lattes da cidade e ir em restaurantes de comida imigrante, também gosta de pedalar e correr no parque com o seu pug.

 

The following two tabs change content below.

BRAVE - Brasileiras do Vale

Integrar a mulher brasileira imigrante e fortalecer a comunidade brasileira feminina no exterior.

Latest posts by BRAVE - Brasileiras do Vale (see all)

FB Comments

comments

2017-11-18T19:21:11+00:00

About the Author:

Integrar a mulher brasileira imigrante e fortalecer a comunidade brasileira feminina no exterior.

Leave A Comment