Tirando os documentos do seu bebê

Tirando os documentos do seu bebê

Se você está pensando em viajar com seu bebê para conhecer seus familiares, vale a pena ler esse post sobre os documentos necessários antes de embarcar.

Vamos começar com o documento mais importante: A Certidão de Nascimento americana (american birth certificate) é o documento necessário para aplicar para o passaporte americano e também para fazer o registro de nascimento no Consulado Brasileiro.

Registro de Nascimento Americano (Birth Certificate)

Logo após o nascimento do seu bebê no hospital*, você recebe um formulário para preencher com o nome escolhido e alguns dados dos pais. Antes da sua alta, você recebe um comprovante de nascimento e mais um formulário para a retirada do original.

*se você teve bebê em casa, nos confirme se o procedimento é o mesmo 🙂

Para retirar a certidão de nascimento americana, no Santa Clara county há duas opções (cheque as informações específicas do seu county):

1. Enviar o formulário preenchido e com assinatura reconhecida por correio para receber a certidão em casa
2. Preencher o formulário com assinatura reconhecida, e um dos pais ir pessoalmente na sede administrativa do County que o bebê nasceu – essa foi a opção que escoolhemos.. A Sede administrativa de Santa Clara County fica na 70 West Hedding Street (at First Street) em San Jose.

Abaixo você encontra os sites dos principais counties da região para mais informação:

San Francisco County
Marin County
San Mateo County
Alameda County
Santa Clara County

Passaporte Americano

Com a certidão de nascimento em mãos, você pode aplicar para o passaporte americano. O passaporte americano de bebês dura 5 anos e pode ser requerido em qualquer USPS. O tempo de espera e de agendamento variam de loja para a loja. O mais fácil é ligar e se informar (nós fomos na USPS de Milpitas que atende por ordem de chegada. Chegamos bem cedo já que eles distribuem apenas 40 senhas por dia).

Os documentos necessários são:

Formulário preenchido
• Original e cópia das carteiras de habilitação (ou outro documento com foto) de ambos os pais
• Certidão de nascimento americana
• Foto 2×2 – dicas abaixo
• Se um dos pais não puder comparecer, é necessário o preenchimento de um formulário de autorização com assinatura reconhecida por um Notary. Algumas UPS oferecem esse serviço.
• As taxas são pagas diretamentes no correio. Leve um cheque!

Além do passaporte, aplicamos para o cartão de identificação. Eles chegaram em dias diferentes, mas ambos super rápidos. E ah, eles devolvem o original da certidão de nascimento.

Dicas para fotos:
Nós mesmo tiramos a foto da Olivia. Pensei que seria muito trabalhoso fazer ela ficar com pescoço reto (ela estava com 1 mês) num Walgreens, por exemplo. Além da cabeça reta, é necessário que a foto tenha fundo branco. A melhor dica que achei na internet foi de colocar um lençol na cadeirinha do carro ou no bebê conforto, e usar a luz do dia (para evitar sombra). Nós tiramos vááárias fotos. E uma ficou OK rs. Depois disso mandei imprimir na Target (aproveite e já imprima uma cópia para o passaporte brasileiro).

Você também pode usar um aplicativo (passportbooth) no celular que ajuda a tirar a foto para o passaporte.

Registro de Nascimento Brasileiro

Se você não mora perto do consulado, ou quer evitar uma viagem até lá, você pode enviar os documentos por correio, e depois só ir buscar – nesse mesmo dia você já pode aplicar pro passaporte brasileiro.

Documentos necessários:

Formulário preenchido.
• Para pais casados: certidão de casamentos dos pais
• Caso não sejam casados: certidão de nascimento para os pais brasileiros e se um dos pais for de outra nacionalidade, um documento com foto (ex.: passaporte)
• Certidão de nascimento americana do bebê

Se optar por enviar pelo correio, só precisa enviar as cópias. No dia da retirada, leve originais dos documentos enviados mais um documento original com fotos dos pais. E ah, quem declarou (preencheu o formulário) deverá estar presente.

Passaporte Brasileiro

Se você não tem o registro de nascimento quando for preenchido o formulário, pode deixar em branco. Para aplicar para o passaporte brasileiro também precisa de uma foto 2x 2 (eu usei a mesma do passaporte americano).

Documentos necessários:

Formulário preenchido
Foto 2x 2
• Documento de autorização de viagem assinado pelos dois pais, caso você queira viajar sozinho com seu filho; Atenção, esse documento deve conter a assinatura do pai e da mãe e as duas assinaturas devem ser reconhecidas por um Notary
• Money Order de $40  -> Você faz uma Money Order em qualquer USPS
• Envelope Express Mail (adquirido na USPS) já pago e com seu endereço preenchido para envio do passaporte pronto -> E assim economizar uma viagem a SF

Eu não curto muito ir a San Francisco, ainda mais com um bebê pequeno. Então conferi mais de uma vez os documentos necessários e os formulários para o registro e passaporte. E também pedi dicas de estacionamentos ao redor. O St Mary Square (651 California St, San Francisco, CA 94108)  foi o que teve mais recomendações no grupo, e fica na rua de trás do consulado – super perto mesmo, e não muito caro. Valeu a pena!

Outros estacionamentos:
Sutter-Stockton Garage
Parking Panda: aplicativo para reservar vagas em EUA

Outras opções:
Você pode ir de Bart e descer na estação Montgomery e andar até lá
Consulado: 300 Montgomery St, suite 300. San Francisco, CA 94104.

Se você estiver em outra cidade e não tiver carro, outra opção é o Caltrain, a estação que você descerá é San Francisco, na 700 4th St, você pode andar 30 minutos até o consulado ou pegar um ônibus até lá.

The following two tabs change content below.

Angela Teodoro

Santista de coração e cidade. Vivendo o "California Dream" desde 2011. Foi advogada em sua vida passada e hoje se aventura na área de Marketing e Comunicação. “Nerd desde criancinha”, está sempre conectada e conectando.

Latest posts by Angela Teodoro (see all)

FB Comments

comments

2017-11-18T19:20:46+00:00

About the Author:

Santista de coração e cidade. Vivendo o "California Dream" desde 2011. Foi advogada em sua vida passada e hoje se aventura na área de Marketing e Comunicação. “Nerd desde criancinha”, está sempre conectada e conectando.

Leave A Comment