Free City College of San Francisco

Free City College of San Francisco

 

por Marilia Frantz

Como muitos já devem saber, a partir do próximo semestre (agosto 2017) o City College de San Francisco vai ser gratuito para todos os residentes.

Para esclarecer isso e talvez dar um “empurrão” a quem esteja considerando estudar ou voltar a estudar, resolvi dar alguns detalhes aqui sobre isso:

1. O que é o City College e o que ele oferece?

O CCSF é um centro de ensino de cursos acadêmicos, de línguas e profissionalizantes que oferece mais de 100 diferentes cursos, que vão desde cursos curtos (Certificates), a partir de 1 ano de duração, passando por Associate Degrees (2 anos ou mais, o famoso “Major”) até cursos de línguas e cursos rápidos sobre tópicos diversos.

Alguns exemplos de cursos que o CCSF oferece:
– Inglês
– Enfermagem
– Design de Interiores
– Ciências da Computação
– Sociologia
– Educação Física
– Enfermagem
– Contabilidade
– Fotografia
– Mecânico Automotivo

E muitos outros. O catálogo de programas por área está disponivel aqui!

2. O que é o Free City College of San Francisco?

Ano passado uma lei municipal em San Francisco (SF) autorizou o uso de verba pública para financiar o estudo de quem reside em SF. Essa verba se destina a pagar a tuition (taxa), que atualmente é de $46 por unit (por semestre). Cada disciplina pode ter de 1 a 6 units, mas o mais comum são 3 units.
Além desse custo, o aluno paga mais $20 por semestre para uma taxa de saúde e o registro (uma única vez, independente de número de disciplinas). Esse valor não está subsidiado.
Mais info clique aqui.

3. Quem tem direito a esse subsídio?

Todo residente de SF há mais de um ano. Você tem que provar com o seu ID/ Driver’s License a sua residência.

Quem pode ser considerado residente??

Quem está em situação legal (cidadão ou imigrante), mora em SF há mais de um ano e não está com visto tipo J ou B, entre outros requisitos, acesse aqui.

4. Não moro em San Francisco, quanto eu pago para estudar no CCSF?

Se você reside há mais de um ano na Califórnia, você pagará os $46 por unit, por semestre. Uma disciplina de inglês, por exemplo, com 3 units (uma aula por semana de 3h) sairá então $138. Se você quiser se matricular em 2 disciplinas de 3 units, sairá $276. Além disso, você pagará uma taxa única de $20 por semestre pela sua matrícula.

Note que você irá pagar em torno de $138 por um semestre inteiro, para uma disciplina. Ainda assim é um valor muito acessível.

5. Estou na Califórnia há menos de um ano. O quanto eu pago para estudar no CCSF?

Você irá pagar mais que um residente da Califórnia. Além dos $46 por unit, você terá que pagar $218 por unit (taxa extra para não residente).

6. Como funciona o processo para aplicação?

O processo é simples e involve preencher um formulário de aplicação online, fazer um teste de nivelamento de inglês e matemática, assistir uma orientação de introdução ao College e conversar com um counselour (orientador), que irá te ajudar a escolher as disciplinas de acordo com teus objetivos. Saiba mais aqui.

7. Meu objetivo é aprender inglês. Ouvi falar que o CCSF oferece aulas de graça. Como funciona?

O CCSF oferece dois tipos de aulas de inglês para estrangeiros: Non-Credit e Credit. Non-Credit é uma aula mais informal, gratuita, onde as pessoas não vão ganhar um certificado por completarem o curso. É um curso extensivo, sem enfoque acadêmico ou tópicos. É um bom curso para quem quer algo mais informal ou está aqui há pouco tempo (menos de um ano) e não quer pagar nada por um curso.

As Credit classes de inglês são aulas com níveis bem definidos. Existem também aulas com enfoque em conversação, escrita, pronúncia, etc. Essas aulas dão créditos e são pagas, mas também fazem parte do programa Free City e podem sair de graça para residentes de SF. O custo é o mesmo explicado acima.

Entre nessa página para saber quais os passos para se tornar um estudante de acordo com o teu objetivo (certificação, degree, curso de inglês, cursos de extensão).

The following two tabs change content below.

BRAVE - Brasileiras do Vale

Integrar a mulher brasileira imigrante e fortalecer a comunidade brasileira feminina no exterior.

Latest posts by BRAVE - Brasileiras do Vale (see all)

FB Comments

comments

2017-11-18T19:19:19+00:00

About the Author:

Integrar a mulher brasileira imigrante e fortalecer a comunidade brasileira feminina no exterior.

Leave A Comment