“Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é um sucesso.”
Napoleon Hill, escritor norte-americano

O BRAVE realizou, na tarde do último domingo (11 de março), na Silicon House (San Jose), o evento “Liderança Feminina na Bay Area e seus desafios”, reunindo 18 instituições e projetos tocados por mulheres brasileiras. O objetivo foi criar um espaço para que esse grupo de líderes pudesse se aproximar e identificar oportunidades de parcerias que ampliem a abrangência e a potência das suas ações.

“A ideia de reunir toda essa mulherada que faz e acontece na região sempre esteve no nosso radar. E ficamos felizes de proporcionar esse pontapé inicial”, enfatizou a co-fundadora do BRAVE Simone Sarmet.

Um bate-papo sobre os desafios da colaboração e a criação de valor na comunidade abriu a reunião. Com a mediação da representante do Conselho de Cidadãos Brasileiros de SF, Valéria Sasser, as participantes puderam falar um pouco mais sobre suas iniciativas, compartilhar os desafios que enfrentam e sugerir formas de continuarem trabalhando em conjunto no médio e longo prazos.

“As conexões vão acontecer naturalmente, a partir do momento em que se saiba com clareza onde cada projeto quer chegar e que tipo de colaboração está buscando. A identificação de uma ação com a outra é, muitas vezes, intuitiva. Os valores comuns vão criar esse fortalecimento”,afirmou a conselheira do BRAVE, Maria Oliveira.

Arrumando a casa para receber os parceiros

A segunda parte do encontro mostrou como algumas ferramentas que estão ao alcance de todas nós podem ampliar as potencialidades de cada projeto.

No workshop “Usando Social Media para criar impacto e conexão com seu público”, a publicitária Lara Monteiro, apresentou uma série de recursos para alavancar a visibilidade dos projetos na internet e o engajamento com o público-alvo. Lara compartilhou experiências que acumulou ao longo dos últimos quatro anos à frente da Joy Ad Agency e mostrou que não é preciso ser expert em comunicação digital para se conectar genuinamente com sua comunidade nas redes sociais.

“O marketing não precisa ser uma coisa distante e cara. Com os recursos disponíveis hoje – plataformas que fornecem dados sobre atividade dos membros de um grupo, editores simples de texto e imagem, ferramentas que centralizam a gestão de várias redes, entre outros -, o marketing está ao alcance de qualquer pessoa. É preciso identificar a rede que mais fala com seu público e trabalhar nela de forma inteligente. O segredo é planejar”, explicou Lara.

Planejamento foi também uma palavra central no workshop “Mindset Produtivo: como fazer sua vida caber nas 24 horas de cada dia”, ministrado pela consultora Gabriela Brasil. Autora do livro “Conexão Essencial”, Gabriela falou sobre como tornar nossos esforços mais efetivos por meio da organização e apresentou uma série de ferramentas que podem ser usadas para facilitar nossa jornada em busca do controle da rotina.

“Por que temos a sensação de que estamos fazendo coisas o tempo todo e, mesmo assim, não conseguimos chegar a lugar nenhum? A resposta é simples: estamos vivendo no tempo dos outros e não de acordo com as nossas prioridades. O mindset produtivo é justamente isso: treinar nossa mente para levar à frente as coisas e projetos que são importantes para nós”, enfatizou Gabriela.

 


Depoimentos de quem estava lá

“Uma coisa sobre a qual falamos há muito tempo é a importância de conectar os brasileiros na região da Bay Area. Mas um encontro como este nunca havia sido feito. Achei fantástico, foi um grande primeiro passo. Talvez a gente tenha ainda mais trabalho pela frente, mas certamente esse evento foi perfeito no seu propósito: reunir as lideranças para que caminhem juntas. Acho que vai dar muitos bons frutos para o futuro.”
Valéria Sasser, Conselho de Cidadãos Brasileiros em San Francisco

“Muita gente fala que a nossa comunidade não é unida. Mas não é isso que vemos no dia a dia no nosso Grupo. Acredito que temos um potencial grande de ampliar essa união.”
Luciana Wildt, Brasileiros em San Francisco

“Temos ações acontecendo em diversas frentes, mas também sabemos que existem muitos brasileiros que ainda precisam ser alcançados. Por isso é tão importante discutirmos como avançar nas nossas iniciativas.”
Tatiana Dutra e Mello, Projeto Contadores de Histórias


O evento “Liderança Feminina na Bay Area e seus desafios” contou com o apoio de vários patrocinadores:

Bacalhau Grill
BlendLove
Dr. Carol Pacheco
Silicon House
Testarossa Winery

A todos eles, o nosso muito obrigada!