É primavera, tempo de… praticar o desapego!

Home/É primavera, tempo de… praticar o desapego!

É primavera, tempo de… praticar o desapego!

Agora que o clima está começando a esquentar, é hora de abrir as janelas, deixar o ar entrar e abraçar um costume americano: o spring cleaning. A tradição de fazer uma faxina completa e profunda na casa no início da primavera tem origem incerta, mas foi adotada nos Estados Unidos há muitas décadas, especialmente nas áreas onde o inverno é muito rigoroso e as casas permanecem fechadas por muito tempo.

Hoje em dia quase não se usa mais lareira para aquecer a casa e temos aspirador de pó e um arsenal de produtos de limpeza para manter a situação sob controle durante a estação mais fria do ano. Ainda assim, a chegada da primavera continua uma excelente oportunidade para abrir gavetas e armários, avaliar o que realmente precisamos manter e exercitar o desapego daqueles itens que já não cabem na nossa vida.

Garage sale, bazar entre amigas, rotação de itens entre familiares, doação para instituições. Existem várias formas de fazer circular os objetos, roupas, sapatos, eletrodomésticos, brinquedos, móveis e outras coisas que a gente não quer mais. Mas o que fazer quando os itens já não estão em condições de reaproveitamento? Onde levar? Como descartar?

Primeiro passo

Na maioria das cidades da Bay Area, é possível agendar junto à prefeitura, sem custo, o serviço de coleta de itens especiais. O que entra nessa lista, o modo de agendar o serviço e a quantidade de vezes no ano em que cada residência pode solicitá-lo gratuitamente depende da cidade. Confira algumas nos links logo abaixo.

Outras cidades, já pensando em combinar esforços com a tradição do spring cleaning, permitem que os moradores coloquem, em frente a suas casas, itens especiais (móveis, restos de materiais de construção e de jardinagem, entre outros) para recolhimento pelo serviço de limpeza pública. É o caso de Santa Clara, que este ano realizará o Annual Clean Up entre 30 de abril e 25 de maio. A cada semana, uma região diferente da cidade será atendida. Para checar quando será a vez da sua rua, clique aqui [https://map.santaclaraca.gov/public/index.html?viewer=regional&layertheme=6].

Em Daly City, quem quiser se desfazer de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos de pequeno porte poderá se dirigir ao estacionamento do City Hall no dia 21 de abril. Além de coletores específicos para esses objetos, lá você também vai encontrar equipamentos para triturar documentos, como extratos bancários.

Outras opções

Se você não quer esperar para começar seu desapego, tire proveito do recyclestuff.org, um site que localiza áreas de descarte perto da sua casa. Basta digitar o tipo de coisa que você quer descartar, seu cep e o site te dá uma lista de endereços.

Quem tem itens de vestuário e de cama, mesa e banho para doar ou descartar pode também aproveitar a campanha da H&M para diminuir o desperdício na indústria têxtil. Com a doação de peças em qualquer estado nas lojas da marca, você recebe um cupom de 15% de desconto na sua próxima compra.

A Best Buy também recebe celulares, computadores, vídeogames, CDs, DVDs, cartuchos de impressora, baterias recarregáveis e muitos outros produtos que podem ser conferidos aqui [https://www.bestbuy.com/site/clp/recycling/pcmcat149900050025.c?id=pcmcat149900050025]. Cada loja da rede tem um quiosque de reciclagem   

Doações

Encontrar um novo dono para aqueles itens que ainda não encerraram seu ciclo de vida é uma ótima opção. Instituições como Salvation Army [https://www.salvationarmy.org/], Hope [https://www.hopeservices.org/] e Good Will [http://www.goodwillsv.org/] recebem doações durante todo o ano. Algumas delas oferecem também a possibilidade de agendar a coleta de itens maiores.

Outra alternativa é o FreeCycle [https://www.freecycle.org/], uma network de doações entre pessoas da mesma cidade ou bairro. Você digita a sua localidade e o site fornece os links com o que está disponível próximo a você.

………….

Origens do spring cleaning

Alguns pesquisadores relacionam a origem do Spring Cleaning ao costume iraniado de preparar a casa para o ano novo do calendário Persa, que acontece no primeiro dia da primavera. Outros dizem que a tradição nasceu com os judeus antigos, que limpavam a casa com todo cuidado para o Pessach (palavra hebraica para a semana da Páscoa), que relembra a saída do povo hebreu do Egito.

Mas seja qual for sua origem, o spring cleaning encontrou uma aplicação muito prática na América do Norte e nos países do norte da Europa, onde o inverno é mais rigoroso. No século 19, antes da criação do aspirador de pó, o final de março – quando começa a esquentar – era geralmente a melhor época para começar a abrir as janelas, arejar a casa e tirar toda a poeira acumulada durante o inverno.

………….

Serviços de Coleta por cidades

Santa Clara Annual Clean Up

http://santaclaraca.gov/residents/events/annual-clean-up-campaign

Santa Clara http://santaclaraca.gov/government/departments/public-works/environmental-programs

San Jose

http://sanjoseca.gov/Index.aspx?NID=1525

Sunnyvale

https://sunnyvale.ca.gov/property/recycling/extra.htm

Palo Alto

https://www.cityofpaloalto.org/gov/depts/pwd/zerowaste/whatgoeswhere/cleanup.asp

Daly City

http://www.dalycity.org/City_Hall/Departments/city_manager/Daly_City_s_Green_Vision/Earth_Day_Event_2018.htm

Mountain View

http://www.mountainview.gov/depts/pw/recycling/garbage/default.asp

Morgan Hill

http://www.morgan-hill.ca.gov/106/Garbage-Recycling

Milpitas

http://www.ci.milpitas.ca.gov/milpitas/departments/engineering/recycling-garbage/

Los Gatos

http://www.losgatosca.gov/322/Recycling-Services

Los Altos

https://www.losaltosca.gov/publicworks/page/trash-pick-and-recycling

Cupertino

http://www.cupertino.org/our-city/departments/environment-sustainability/waste

Campbell

http://www.ci.campbell.ca.us/200/Recycling

The following two tabs change content below.

Luciana Colodete

Latest posts by Luciana Colodete (see all)

FB Comments

comments

2018-05-16T02:49:16+00:00

Leave A Comment