Copa do Mundo: Coração de torcedora não tem fronteira

Home/Copa do Mundo: Coração de torcedora não tem fronteira

Copa do Mundo: Coração de torcedora não tem fronteira

Tania Santos – Jogo em LA

Este mês marca o início de mais uma Copa do Mundo de Futebol da FIFA, que acontece de 14 de junho a 15 de julho, na Rússia. A estreia da seleção brasileira será no dia 17 de junho, jogando contra a Suíça. Depois, ainda na primeira fase, nossa seleção encara a Costa Rica e a Sérvia. E se no Brasil as ruas já estão inundadas de verde e amarelo, com bandeirolas para todos os lados, por aqui a gente pouco ouve falar dos jogos. Um bar aqui, outro ali, anunciando que vão exibir os jogos e é isso.

“É culturalmente muito diferente. O americano não tem a mesma relação que nós com o futebol. Pra eles, o basquete, o futebol americano e até o baseball, que é um esporte meio paradinho (risos), são mais empolgantes, porque têm mais tradição. Então, na época da Copa o clima é mais sem graça mesmo”, analisa Tábata Viana, BRAVE que mora em Pacífica.

Ela – que jogou futebol profissionalmente por 15 anos no Brasil e tem uma relação super íntima com o esporte – sabe que a emoção de assistir ao campeonato por aqui não vai ser a mesma do Brasil, mas está apostando nas reuniões com os amigos brasileiros para quebrar um pouco o gelo.

Tabata Viana

Essa também vai ser a estratégia da Tânia Santos, que está animada para a sua primeira vez “torcendo fora de casa”. “Eu cheguei na California em setembro de 2014, alguns meses depois da Copa. Vim como Au Pair e – olha que coisa – o meu host dad era alemão, é muito fã de futebol e tinha ido ao Brasil para a Copa. Você acredita que ele ficava me mostrando o jogo do 7×1 toda hora?”, relembra a paulista de Cruzália, achando graça.

Mas brincadeiras à parte, Tânia encontrou na paixão pelo esporte um forte ponto de conexão com sua host family e, mesmo não morando mais com eles, já combinou de assistirem a alguns jogos juntos. Outras partidas ela vai ver com as amigas brasileiras, em algum barzinho da região de Fremont, onde mora. “A expectativa está grande! Vamos fazer umas camisas verde-amarelo, umas decorações e vou convidar minhas amigas da China e do Paraguai pra torcerem com a gente! Acho que ver a Copa do Brasil seja mesmo mais legal, mas dá pra torcer e se divertir aqui também”, acredita.

Flávia Borges

Para Flávia Borges, que mora em Pacífica, ainda está difícil assimilar a distância da terrinha neste momento de Copa. “Torcer pro Brasil e não sentir o calor brasileiro é a mesma coisa que ver TV sem som”, brinca. Embora esta vá ser sua primeira Copa por aqui, ela conta que já deu para sentir a diferença no nível de “empolgação” dos dois países durante as Olimpíadas passadas.

“Temos uma energia e uma forma de celebração contagiantes. É muito gostoso poder estar perto dos conterrâneos, festejando nas ruas independente do resultado. Aqui nos EUA as pessoas ainda não se interessam e apaixonam tanto pelo futebol como o brasileiro. Particularmente, sentirei falta dos amigos todos se reunindo nas ruas e bares, desejando a vitória e, independente do resultado, com alegria no rosto e samba no pé”, afirma.

Onde assistir

Os direitos exclusivos de transmissão da Copa nos Estados Unidos são dos canais FoxSports e Telemundo (cobertura em espanhol).Mas quem assina a Sling, poderá assistir às partidas ao vivo, em português (https://www.sling.com/brazilian). Também dá pra ouvir as partidas com comentários ao vivo pela rádio Fútbol de Primera (também em espanhol).

Conta pra gente!
E você, já está se preparando para torcer muito pela seleção brasileira? Já marcou com as amigas em algum barzinho legal? Tem uma dica bacana pra nossa comunidade? Conta pra gente aí nos comentários! E, nos dias dos jogos do Brasil, vamos compartilhar nossa alegria também nas páginas do BRAVE no Facebook e Instagram. Vamos usar as redes sociais para esquentar essa Copa fora de casa!

The following two tabs change content below.

BRAVE - Brasileiras do Vale

Integrar a mulher brasileira imigrante e fortalecer a comunidade brasileira feminina no exterior.

FB Comments

comments

2018-05-31T16:04:57+00:00

Leave A Comment