Biotecnologia

Home/Biotecnologia

Biotecnologia

Que tal aprender um pouquinho mais sobre Biotecnologia e como funciona o mercado de trabalho na Bay area? A Desyree Jesus esclarece nesse blog post como funciona.

Uma boa definição pode ser encontrada na Wikipedia: “uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços”. Esses serviços podem ser na área de saúde, agricultura, cosméticos, meio ambiente e industrial.

A Bay area é o berço da biotecnologia. A todo o tempo surgem empresas tentando inovar como tratamos ou diagnosticamos câncer, doenças genéticas, doenças degenerativas, entre outras. Trabalhar em uma dessas empresas é altamente recompensador porque você sabe que seu trabalho terá um impacto importante na sociedade.

Apesar da pesquisa ser o foco principal dessa indústria, não se constrói uma empresa de biotecnologia sem outros profissionais. Portanto, além de biólogos, biomédicos, médicos, engenheiros, agrônomos, veterinários e farmacêuticos, pessoas com formação em recursos humanos, contabilidade, marketing também são importantes. Muitas pessoas que entram na área de biotecnologia possuem pós-graduação, mas apenas a graduação é suficiente para certas vagas.

As principais diferenças entre um pós-graduado e um graduado são quão rápido você será promovido e até onde é possível crescer na carreira.

Quando o mercado de trabalho atrai tanta gente competente, aprender como se apresentar para essas empresas é fundamental. Um futuro empregado precisa se promover para mostrar que ele é a melhor pessoa para o trabalho. Essa auto promoção envolve, além de suas habilidades técnicas, sua capacidade de prosperar e mostrar resultados.

O primeiro passo é ter um resume que mostre suas habilidades relevantes para a vaga que você está interessada. Habilidades menos técnicas, como comunicação, trabalho em grupo, interpretação de dados, interação com consumidores etc, também devem estar presentes no currículo. É importante que você tenha pelo menos 50% das habilidades requeridas para aquela vaga (mas claro que quanto mais melhor!). E o resume deve descrever suas habilidades de maneira a mostrar os resultados que você obteve e não só uma lista do que você sabe fazer.

Existem vários recursos que auxiliam na preparação um bom resume, mas o melhor que você pode fazer pela sua carreira é conversar com pessoas da área, porque elas sabem melhor o que se espera de um candidato. E é aí que entra a parte mais importante de se conseguir emprego em uma empresa de biotecnologia: networking. O mundo da biotecnologia é pequeno, todo mundo conhece todo mundo. E é através desse conhecimento que a maioria das vagas são preenchidas. Algumas delas são preenchidas mesmo antes de serem postadas! Eu consegui meu emprego atual através de uma amiga na Flórida que sabia de uma empresa aqui na Bay area que estava procurando alguém com o meu perfil.

Networking é geralmente uma palavra que traz ansiedade, mas é ainda mais importante do que ter um currículo perfeito. Além de conversar com amigos e família, você também precisa se comunicar com pessoas que trabalham na mesma área or empresa(s) que você tem interesse porque são elas que irão te dar as melhores dicas de como preparar seu resume, quais habilidades são as mais importantes de serem ressaltadas durante a entrevista, como é o dia a dia de um empregado nessa posição…

A melhor maneira de começar networking é usando LinkedIn (em biotecnologia, ter um perfil no LinkedIn é mandatório! Muitos recrutadores utilizam LinkedIn para encontrar candidatos). Através do LinkedIn é possível buscar pessoas que trabalham na área que você tem interesse e iniciar uma conversa. Além do LinkedIn, participar de eventos de networking também é importante (meetup.com é um ótimo recurso para encontrar esses eventos).

Outra coisa bem importante é saber quais são seus “transferable skills”. Transferable skills são habilidades que você utiliza em uma área da sua vida, mas que podem ser aplicadas em outra área. Por exemplo, se você é parte de um grupo de mães e é a responsável por organizar como e quando um evento será realizado, seu transferable skill é gestão de projetos. Se você é a presidente do grupo, seu transferable skill é liderança. Se você trabalha com vendas, seu transferable skill é comunicação com consumidores.

A última parte do processo é, claro, a entrevista. E nesse caso, também se tem muito a aprender: que perguntas poderão ser feitas. Por exemplo, perguntas de comportamento ou “behavioral questions” são as mais difíceis de serem respondidas, mas as mais importantes em muitos casos). Você deve pensar também em quais perguntas você fará ao entrevistador. Afinal, você não está apenas sendo entrevistado. Você também está entrevistando para saber se o emprego e a empresa são ideias para você. Preparação é a palavra-chave.

Se você ainda não tem autorização para trabalhar nos EUA e quer se preparar para entrar na área de biotecnologia comece com networking, assim, quando a hora de procurar emprego chegar, você já terá uma rede de pessoas que podem te dar um “referral” . Claro que é possível conseguir emprego sem referral, mas é bem mais difícil porque seu resume irá passar por um software de triagem. Com um referral, seu resume vai direto para o seu futuro chefe!

Tudo parece complicado no início, mas com o tempo você aprende o que é certo e errado. Durante esse período de aprendizagem é importante ter acesso a duas coisas: alguém que saiba o caminho das pedras e pessoas que te suportem durante a fase de rejeições. Mas todo esse empenho valerá a pena quando você conseguir alcançar seu objetivo.

Desyree Jesus veio do Rio de Janeiro para os EUA para continuar seu treinamento como cientista. Depois de morar 3 anos e meio na Flórida, veio com o marido para a Bay area. Aqui ela decidiu que gostaria de trabalhar com biotecnologia, usando seu conhecimento em pesquisa para ajudar a encontrar curas para doenças. Além disso, ela participa de um grupo para auxiliar cientistas que querem sair da universidade e entrar na indústria de biotecnologia. Desyree gosta de passar seu tempo livre com o marido, seja indo a restaurantes, hiking ou assistindo filmes no conforto da sua casa. Ler é um dos seus passatempos favoritos. Desyree também pratica yoga e faz aulas de ballet.
The following two tabs change content below.

BRAVE - Brasileiras do Vale

Integrar a mulher brasileira imigrante e fortalecer a comunidade brasileira feminina no exterior.

Latest posts by BRAVE - Brasileiras do Vale (see all)

FB Comments

comments

2018-07-25T15:40:30+00:00

Leave A Comment