Em 29 de janeiro deste ano, foi dada a largada para o período de declaração do Imposto de Renda 2018 (referente aos rendimentos do ano calendário de 2017). Todos as pessoas residentes nos Estados Unidos que se enquadrem neste perfil  têm até o próximo dia 17 de abril para entregar sua declaração ao Internal Revenue Service (IRS) – órgão governamental americano responsável pelo processamento do imposto.

E você, já começou a reunir a documentação? Já sabe se vai fazer a declaração online ou em papel? Vai contar com o apoio de um profissional de Contabilidade? Se você ainda está com dúvidas sobre essas questões, o BRAVE traz algumas informações importantes para ajudar você a se organizar e entender um pouco mais sobre o modo americano de recolher o IR.

1 – Cadastro

Para fazer a declaração do Imposto de Renda nos Estados Unidos é preciso ter um número de Social Security (SS), pois, por meio do sistema de contribuição, pode-se juntar os créditos exigidos para a aposentadoria e para o uso do Medicare, o sistema público de saúde.

Quem não tem direito a obter um Social Security, seja por não ser residente no país ou por restrições do visto -como o H4 – consegue obter um Individual Taxpayer Identification Number (ITIN), documento similar ao SS e reservado aos cidadãos de outros países que possuem bens nos EUA. Para obter o ITIN, é preciso preencher o formulário W-7 e encaminhar ao IRS, seguindo as orientações listadas aqui.

O ITIN não dispõe dos mesmos benefícios do SS, mas os créditos vão sendo acumulados e, assim que a pessoa obtiver o seu Social Security, serão transferidos para ele.

2 – Meios para declarar

Ao contrário do sistema brasileiro, o software para declaração do imposto de renda não é gratuito. Caso não queira pagar, terá de preencher sua declaração manualmente, utilizando os formulários existentes no site do IRS, sob o link Forms & Instructions.

Caso opte pelo envio eletrônico, existem algumas opções de software existentes no mercado, sendo os principais o TurboTax e o H&R block. Devido à concorrência entre os softwares, o consumidor acabou se beneficiando com opções disponíveis no mercado bastante amigáveis, de fácil uso e auto-explicativos.

3 – Estadual e Federal

Outro ponto importante que vale lembrar é a existência dos impostos de renda federal e estadual. Todas as pessoas que moraram no país por mais de 6 meses e que se enquadram nos requerimentos do site do IRS são obrigadas a declarar ambos.

4 – Precisa de um help?

Se essa é a primeira vez que você está declarando seu imposto por aqui, ou ainda não se sente confortável fazendo sem ajuda de um expert, dá uma conferida na nossa Lista de Serviços.