Por que adotar?

Quem acompanha a Brave sabe que quando alguém procura informações sobre compra e venda de animais de estimação, nós sempre recomendamos a adoção. Nós fazemos isso porque todos os dias pessoas, por diferentes motivos, deixam seus animais em abrigos e esses animais sofrem muito sem ter a atenção e o carinho que eles merecem. Ainda pior, quando os resgates ficam sem espaço, eles são obrigados a recorrer à eutanásia. De acordo com o ASPCA, todos os anos, são feitas 920,000 eutanásias (390,000 cachorros e 530,000 gatos). Esse cenário piorou ainda mais depois que muitas pessoas decidiram ter animais durante a pandemia sem necessariamente ter um plano sobre o que fazer quando voltassem a trabalhar presencialmente.

Mas existem muitos outros motivos para adotar:

  • Ao contrário dos filhotinhos recém-nascidos que têm muita energia e precisam de atenção constante para não causar confusão e destruição, cachorros mais maduros são, em geral, mais calmos.
  • Quando você adota um animal adulto, você já sabe qual é o tamanho final que ele vai ficar.
  • A maioria desses animais já está treinada para não usar qualquer lugar da sua casa como banheiro.

Gato

Como adotar?

O melhor lugar para começar sua busca é o site PetFinder.com, que contém um cadastro dos animais disponíveis na sua área. No site você pode selecionar sua localização e todas as características do Pet que você quer. Você pode até mesmo criar um alerta para receber uma notificação.

Se você tem uma raça específica em mente, você pode buscar por resgates especializados na raça que você escolheu, por exemplo:

Se você ainda não sabe qual é o melhor animal ou raça para você, algumas organizações como Tony La Russa’s Animal Rescue Foundation têm “adoption counselors” para ajudar nessa decisão.

Além de cachorros e gatos você pode adotar outros animais como camundongos, lagartos,  cobras, pássaros, coelhos galinhas e até porcos

Se esse não é o momento certo para você adotar, mas gostaria de ajudar esses animaizinhos, considere oferecer um lar temporário (foster) ou fazer uma doação para qualquer uma dessas organizações. Contudo, se hoje você não tem condições de fazer o “foster” ou doar dinheiro, existem outras formas de contribuir com as organizações que protegem os animais. O simples ato de interagir (curtir, comentar) com e compartilhar as publicações nas mídias sociais já ajuda, pois aumenta a visibilidade dessas organizações!

Quanto custa adotar um animal?

A maior parte dos abrigos e resgates cobram uma taxa de adoção que ajuda a cobrir os custos dos dos exames, das vacinas, da castração, que os abrigos têm com esses animais e, que garante que as pessoas que estão adotando realmente têm interesse em cuidar do animal.

Essa taxa varia muito dependendo do tipo de animal (a taxa para gatos em geral é mais baixa do que para cachorros) e de acordo com a raça. A taxa também varia de acordo com os cuidados oferecidos por cada abrigo (castração, vacina, tratamentos).

Uma faixa de referência para a taxa é entre $75 e $400 dólares, podendo variar para mais ou para menos.

O que considerar?

Espaço

Avalie se o espaço que você tem é adequado e se o local onde você mora permite que você tenha um animal de estimação. Leve em consideração o tamanho do animal e a quantidade de energia que ele vai precisar gastar. Muitas vezes o que é percebido como um mau comportamento do animal, é na verdade, a falta de oportunidade de gastar a energia que eles têm.

Verifique também se alguma das suas plantas é tóxica para cachorros ou gatos.

Tempo

Todo animal de estimação precisa de atenção, seja para se exercitar e gastar energia, seja para não se sentir sozinho. Sua disponibilidade de tempo é um fator importante não só para a decisão de adotar um animal, mas também para decidir qual é o animal mais adequado considerando a sua rotina.

Se você trabalha ou viaja muito, você vai precisar de um plano para essas situações. Você pode usar os serviços de um pet day-care ou de um(a) pet-sitter.

Se o seu animal precisar ficar algum tempo sozinho, provavelmente ainda vai estar mais feliz do que estaria em um abrigo.

Custo

Leve em consideração todos os custos envolvidos, como comida, vacinas, possível necessidade de pet sitter e custos com veterinário. Algumas pessoas optam por ter um seguro para evitar despesas médicas inesperadas.

Outras pessoas

Leve em consideração as outras pessoas que moram com você. Alguns animais convivem melhor com crianças pequenas ou outros animais.

Se você pretende dividir as responsabilidades converse sobre a distribuição de tarefas como dar comida, levar para passear, dar remédios, levar ao veterinário, cuidar do calendário de vacinas e etc.

Cachorros

Como se preparar para a chegada do seu animalzinho?

O que você precisa ter

Essa não é uma lista completa, mas aqui vão alguns itens básicos:

Para cachorros:

  • Uma coleira (leash)
  • Uma cama
  • Comida
  • Vasilhas para água e comida

Para gatos:

  • Caixa de areia (litter box e kitty litter)
  • Comida
  • Vasilhas para água e comida

Planeje

Animais adotados precisam de alguns dias para se adaptar, tenha paciência durante esse período e conte com a nossa comunidade, caso você tenha dúvidas ou preocupações.

Escolha um nome para o seu novo amigo. Cachorros, por exemplo, conseguem se adaptar com novos nomes facilmente. Mesmo que você adote um cachorro que já tem um nome, se você usar o novo nome consistentemente, ele vai aprender.

Encontre um veterinário

Seu animal vai precisar de cuidados. Recomendações de amigos e da comunidade é uma das melhores formas de encontrar um veterinário confiável, mas você também pode usar a busca da California Veterinary Medical Association.

E agora?

Ainda tem alguma dúvida? Pergunte no nosso grupo, muitas de nós já passamos por essa experiências e ficaremos contentes de ajudar.

Já tem seu animalzinho adotado? Não deixe de compartilhar a sua história de adoção e uma foto  com a gente!

Gatos

Referências