Ninguém está livre da fatalidade de sofrer um acidente, ter um problema de saúde ou passar por qualquer outro tipo de imprevisto. Em um mundo ideal, haveria um sistema que apoiasse as pessoas no momento em que elas mais precisam, mas infelizmente essa não é a realidade da maioria das pessoas. Além de enfrentar as dificuldades emocionais de situações como essas, ainda precisam arcar com as consequências financeiras. Com isso, cada dia mais vemos campanhas em plataformas como GoFundMe e Vakinha nas mídias sociais e em aplicativos de mensagem.

Em muitos casos a ajuda recebida por meio dessas campanhas é fundamental para que alguém que passou por uma tragédia possa se restabelecer. No entanto, estamos vendo também casos de abuso em que pessoas desonestas se aproveitam da generosidade e da empatia de outros para conseguir dinheiro usando informações falsas.

O BRAVE restringe a divulgação de campanhas a membros da comunidade mas, lamentavelmente, nossa comunidade não está isenta de ser alvo de pessoas como essas. Então, listamos aqui alguns cuidados recomendados a todos que pretendem fazer doações para campanhas de arrecadação financeira.

Como avaliar uma campanha antes de doar

Quem é o organizador?

As campanhas mais seguras são as que você conhece a pessoa que está organizando e divulgando a campanha, principalmente se você já sabe que a situação descrita realmente aconteceu.

Quem é o beneficiado?

Muitas vezes a pessoa que precisa do dinheiro está lidando com o problema e não pode, ou se sente constrangida, de criar uma campanha no próprio nome. Nesses casos, um amigo ou familiar pode ser o organizador. Confirme sempre qual é o grau de relacionamento entre o organizador e o beneficiado. Caso você não conheça o organizador, é importante verificar se a pessoa beneficiada está ciente da campanha e vai receber o dinheiro arrecadado.

Veja a descrição da campanha.

As próprias plataformas recomendam que as histórias incluam quais são as despesas que a pessoa precisa pagar, como o dinheiro vai ser usado e como e quando será entregue para a pessoa que precisa (em caso de um organizador que não é o beneficiário). O valor arrecadado e o prazo para que os dinheiro seja enviado para o beneficiado fazem sentido em relação com a situação descrita e o tipo de despesas mencionadas?

Quem está doando?

Normalmente em casos legítimos, as pessoas doando e deixando mensagens conhecem pessoalmente o beneficiário. Se não há mensagens ou as mensagens são de pessoas que viram a campanha na internet, fique atenta. Esse não é um sinal definitivo de que a campanha não é legítima, mas é um sinal de alerta.

Entre em contato com a plataforma.

Se você tem dúvidas sobre a legitimidade de uma campanha, você também pode entrar em contato com a plataforma onde a campanha está organizada e esclarecer suas dúvidas.

GoFundMe

Vakinha

O que fazer se você já doou

GoFundMe

Caso você tenha feito uma doação e depois decida que quer pedir uma devolução, você pode seguir o procedimento abaixo, conforme orientado pelo próprio GoFundMe.

Para receber o seu dinheiro de volta no GoFundMe:

1- Crie uma conta no site GoFundMe.

2- Role a tela para baixo e clique em “Get help”.

4- Escolha a opção “Live chat”.

4- Tenha o link da campanha para qual você doou e quer o “refund”.

5- Espere o robô do chat terminar e você será colocado para falar com um agente.

  Tela GoFundMe reembolso

Vakinha

  1. Acessar a vaquinha que deseja denunciar
  2. Procure a aba Denunciar essa vaquinha
  3. Faça a sua denúncia