*Por July Frescas
Atualizado em fevereiro de 2023

O IRS passou a aceitar as transmissões no dia 23 de janeiro de 2023, embora muitos formulários específicos ou estaduais (referente aos rendimentos do ano calendário de 2022) ainda não estejam todos disponíveis para o declarante. Todas as pessoas residentes nos Estados Unidos que se enquadrem neste perfil têm até o dia 18 de abril de 2023 para entregar sua declaração ao Internal Revenue Service (IRS) – órgão governamental americano responsável pelo processamento do imposto.

Leia mais sobre o prazo no site oficial

E você, já começou a reunir a documentação? Já sabe se vai fazer a declaração online ou em papel? Vai contar com o apoio de um profissional de contabilidade? Se você ainda está com dúvidas sobre essas questões, o BRAVE traz algumas informações importantes para ajudar você a se organizar e entender um pouco mais sobre o modo americano de recolher o IR.

1 – Cadastro

Para fazer a declaração do Imposto de Renda nos Estados Unidos é preciso ter um número de Social Security (SS), pois, por meio do sistema de contribuição, pode-se juntar os créditos exigidos para a aposentadoria e para o uso do Medicare e Medicaid que beneficiam o contribuinte no futuro com assistência médica e remédios gratuitos, a partir dos 65 anos de idade.

Quem não tem direito a obter um Social Security, como é o caso para alguns vistos, ou pessoas que não vivem no país, mas possuem bens imóveis ou participam de algum investimento aqui, podem fazer uma solicitação do ITIN – Individual Taxpayer Identification Number, documento similar ao Social Security Number. Para obter o ITIN, é preciso preencher o formulário W-7 e encaminhar ao IRS juntamente com a Declaração de Imposto de Renda Americana. Saiba como aqui.. Atualmente, é obrigatória a apresentação do passaporte original e ITINs não são fornecidos a pessoas que não tiverem carimbo de entrada nos Estados Unidos.

O ITIN não dispõe dos mesmos benefícios do Social Security Number, mas os créditos são acumulados. Assim, quando a pessoa obtiver o seu Social Security, poderá solicitar ao IRS a transferência desses créditos para a conta de seu social security number por meio de uma carta escrita ao IRS informando que o taxpayer (declarante) agora possui um Social Security Card e gostaria que todas as suas informações fossem repassadas para o seu social security number e que o IRS comunique seus rendimentos anteriores ao Social Security Administration Office.

2 – Meios para declarar

A declaração pode ser feita gratuitamente pelo site do IRS, voluntários autorizados pelo IRS e/ou outros softwares. No entanto, existe um limite de quanto o declarante ganhou no ano anterior para que este serviço seja gratuito.

Caso opte pelo envio eletrônico, existem algumas opções de software existentes no mercado, sendo os principais o TurboTax e o H&R block. Devido à concorrência entre os softwares, o consumidor acabou se beneficiando com opções disponíveis no mercado bastante amigáveis, de fácil uso e auto-explicativos.

A Receita Federal Americana exige que a Declaração seja feita online. Em poucas circunstâncias a declaração pode ou deve ser feita em papel, como income taxes de 2 anos para trás ou solicitação de ITIN’s não podem ser feitas eletronicamente.

3 – Imposto de Renda Estadual

Apenas 7 Estados Americanos não têm imposto de renda estadual, portanto fiquem atentos que a declaração também é requerida em 43 estados e que as regras ou leis não são as mesmas do Governo Federal, por isso é sempre recomendável o uso de um profissional especializado.

4 – Precisa de um help?

Se essa é a primeira vez que você está declarando seu imposto por aqui, ou ainda não se sente confortável fazendo sem ajuda de um expert, dá uma conferida na nossa Lista de Serviços.

Dúvidas Frequentes: 

Quais despesas são dedutíveis no Imposto de Renda?

Primeiro, você precisa saber se a somatória de todas as suas despesas irá superar o seu standard deduction. Faça uma pesquisa no Google para saber o valor anual (varia anualmente). 

As categorias são:

  • single, 
  • married filling together, 
  • married filling separate, e 
  • head of the household. 

Existem também critérios diferenciados para pessoas com mais de 65 anos e/ou para quem é cego.

Alguns exemplos do que pode ser deduzido são: toda e qualquer despesa com médicos, dentistas, oftalmologista, óculos, laboratório, co-pays, milhas rodadas para ir aos médicos. Também entram sales taxes pagas na aquisição de um veículo, imposto pago por ter uma propriedade, doações a organizações, etc.

Eu queria entender melhor sobre os “tax brackets”: como calcular em qual bracket nós estamos e como saber se o meu próximo aumento de salário vai afetar o meu bracket ou se vai valer mais a pena negociar benefícios?

O cálculo do tax bracket é um pouco complicado, mas uma boa maneira de começar é fazendo uma pesquisa no Google. De maneira geral, você deve fazer o seguinte cálculo: do seu gross income, subtraia o standard deduction e/ou itemized deduction. Esse é o valor que você deve usar para localizar em qual bracket você se encaixa.

Sobre a segunda parte da sua pergunta, penso o seguinte: aumento de salário é sempre muito bem-vindo, e isso é uma decisão pessoal, na qual você precisa pesar benefícios versus aumento de salário. Mas você pode fazer cálculos com um paycheck calculator para te ajudar a fazer as contas e simulações.

Ouvi falar que será necessário, além do Tax ID, “abrir empresa” para ser um prestador de serviços tipo delivery, por exemplo. Isso é verdade? Se sim, quais são os prós e contras? 

Existe uma certa confusão nessa informação. Na verdade, o que ocorreu nos últimos anos foi que muitas pessoas que não têm direito a tirar um Social Security Number (SS#), em vez de buscarem a alternativa – que é tirar o Individual Taxpayer Identification Number (ITIN) – acabavam inventando um ITN# quando eram contratados para prestar um serviço. O problema é que o IRS multa violentamente por cada fake ITN# que é usado em uma empresa por mais de um ano, por isso as empresas estão mais criteriosas na hora de verificar os dados do contratante.

A confusão que muita gente faz é que existe também um número de identificação para empresas, o Employer Identification Number (EIN), daí os contratados saíram abrindo empresas para criarem o EIN que nada mais é do que um CNPJ brasileiro. Quando se abre uma empresa na Califórnia, por exemplo, o declarante tem algumas responsabilidades, como preencher o formulário bianual do Statement of Information e pagar anualmente ao Estado da Califórnia (CA FTB) uma taxa anual no valor de US$ $800.00, o que pega muitas pessoas de surpresa.


July Claussen Frescas é proprietária da Brazilian Financial and Tax Services atendendo, presencialmente e online, brasileiros nos Estados Unidos e no mundo. Mas nem sempre foi assim. Quando chegou aqui, July trabalhava como assistente executiva da Petrobrás e, nas horas vagas, ajudava amigos e familiares com o preenchimento de formulários do imposto de renda. Em 2009, veio a recessão, July perdeu seu emprego e teve que diversificar as atividades: dirigia, ajudava na preparação de currículos, digitava textos, e continuava com o preenchimento de formulários do IR. Dois anos se passaram e ela decidiu se profissionalizar nessa área. Voltou a estudar e se formou em Contabilidade pela Our Lady of the Lake University in Texas. Em junho de 2018, July tornou-se Agente Tributária Certificada pelo Departamento do Tesouro Nacional dos Estados Unidos.

Para entrar em contato com July:
Brazilian Financial and Tax Services
(408) 510-9808 / (832) 359-2619
july@brfts.com
www.brfts.com 

 Áreas de Especialização:  Contabilidade, Folha de Pagamento, Declaração de Imposto de Renda Americano para Indivíduos, Empresas Sem Fins Lucrativos, Abertura e Fechamento de Empresas em qualquer estado dos Estados Unidos, resoluções com a Receita Federal Americana e Receitas Governamentais como California e Nova Iorque. Agente Tributária com especialização em Expatriados.