2020 foi uma montanha-russa de emoções, medos e ansiedades. O tempo passou rápido e devagar, parece que vivemos vários anos em um só. Enquanto coletivamente experimentamos um modo totalmente novo de viver – mais isoladas, receosas, e com menos capacidade de planejar o futuro -, individualmente pudemos mergulhar dentro de nós mesmas para entender nossos sentimentos e frustrações. Fomos obrigadas a desacelerar e viver um dia de cada vez.

Enfrentamos tristes perdas, cancelamos planos aguardados, perdemos empregos e negócios, não encontramos nossas famílias e amigos tanto quanto gostaríamos. Falamos diversas vezes no grupo sobre a como é importante cuidar da nossa saúde mental. Parece que todo dia uma novidade perturbadora virava manchete: guerra com Irã, pandemia, batalhas épicas por papel higiênico no mercado, vespas assassinas, violência policial e instabilidade política e social por causa do racismo, incêndioseleições. 

Mas nem só pelos momentos difíceis o ano de 2020 será lembrado. Nossa comunidade BRAVE se uniu diante destes desafios, cresceu e acolheu mais de mil novas integrantes ao longo do ano, tornando-se em um dos maiores grupos focados nas mulheres brasileiras na Bay Area, com cerca de 5.200 mulheres. Realizamos uma pesquisa quantitativa com as participantes, o que nos permite continuar entregando experiências mais relevantes para todas do grupo. Também exploramos novos horizontes, apoiando a abertura de um novo grupo BRAVE no Arizona.

Foram raras as oportunidades de estarmos juntas presencialmente, mas nem por isso deixamos de nos conectar.  Realizamos mais de 11 eventos virtuais sobre assuntos variados: pandemia de Covid-19, networking profissional, diálogos sobre racismo, stress, marketing digital – tudo para trazer informação e apoio para a comunidade. Falando em informação, foram mais de 15 novos artigos – incluindo a série “Desmitificando o Sistema de Saúde nos EUA”, e quase 160 novos posts no Instagram.

Além disso, atualizamos a Lista de Produtos e Serviços no site para facilitar a busca e divulgação dos negócios das empreendedoras brasileiras e criamos um calendário para os eventos. Lançamos campanhas de apoio para famílias e negócios que sofreram os maiores impactos da pandemia – como as campanhas Corrente do Bem e Aquecendo Corações (em parceria com a Kind Hearts). Vendemos 70 camisetas, arrecadando mais de $2K para apoiar essas causas, e ainda temos capacidade de continuar ajudando mais famílias graças à colaboração das BRAVEs.

Todo esse trabalho incrível e corajoso só foi possível graças a cerca de 32 mulheres voluntárias que investiram seu tempo e criatividade para  apoiar nossa comunidade em algum momento deste ano – hoje somos 20 voluntárias ativas. E às nossas parceiras da:  Kind Hearts, Grow Together, Thanks for Applying, Garra, Projeto Luana, Revibra Europa e Forças Meninas.

Olhando para trás, ficamos muito orgulhosas de tudo que alcançamos juntas nesse ano muito louco. Sabemos que chegamos aqui, na fronteira com 2021, pelo menos mais fortes e corajosas.

Desejamos que o novo ano traga muita esperança e saúde, que venham dias melhores, e que nossa união torne-se ainda mais forte e transformadora.

Felizes festas e um ótimo ano novo para todas as BRAVEs!