por Cristiane Eissmann

O processo de aluguel na Bay Area é diferente de muitas partes dos Estados Unidos, porém é um processo fácil onde você é encorajado a fazer sozinho.

Antes de iniciar o processo ou sair assinando o contrato de aluguel, procure se informar. Os contratos aqui, são em sua maioria, de 12 meses e se você precisar quebrar o contrato você terá que pagar multa. Fique atento!

Nesse post vamos discutir 5 coisas que você deveria saber ao alugar um imóvel, coisas simples mas que confundem muitas pessoas.

1. Você não precisa dos serviços de um Corretor de Imóveis –  Existem poucos corretores de imóveis que trabalham com aluguel aqui na Bay Area e a razão é porque aqui é diferente de outras partes dos EUA. Aqui na Bay Area, você não precisa de um corretor de imóveis para te ajudar a achar um lugar para alugar. Você pode fazer todo o processo sozinho. Você terá que fazer as pesquisas e entrar em contato com o leasing office ou empresas de property management, essas empresas cuidam de propriedades disponíveis no mercado para alugar.

Honestamente, ao corretor é pago uma pequena comissão quando você assina o contrato de aluguel na casa que ele te indicou (às vezes essa comissão é de $1, sim, apenas um dólar). E essa pequena comissão é garantida somente por proprietários que listam suas casas no “Multiple Listing Service” (MLS), sistema que, nós corretores, temos acesso. Ou seja, para todas as outras propriedades que você encontra nos diferentes sites, o pagamento do corretor não é garantido. O sistema é feito para que você não precise dos serviços de um corretor de imóveis para achar um lugar para você alugar.

2. Sim, o preço é o que você está vendo – Devido a alta procura e baixo inventário, a Bay Area se tornou um dos lugares mais caros de se viver nos EUA. Não é anormal você achar um apartamento de 1 quarto por $2 mil dólares ou mais. Dica: Se soar muito barato tem uma grande chance de ser “scam”!

3. Saiba dos seus direitos – As leis de inquilinos na Califórnia são muito liberais a favor do inquilino. Você pode visitar California’s Department of Consumer Affairs” para saber mais dos seus direitos ou entre em contato com “Bar Association”, é uma associação formada por advogados e você pode pedir para conversar com um que seja especializado em leis de inquilinos e esclarecer suas dúvidas.

4. Onde procurar? – Têm muitos sites que você pode usar quando procurar por aluguel: Rental.com, Realtor.com, Hotpads.com, Trulia & Zillow, Mlslistings.com etc. Recomendo sempre verificar em mais de um site porque infelizmente eles não são atualizados diariamente.
Temos também o Craigslist, mas fique atento, como todo mundo pode postar no craigslist, sempre use seu bom senso e não marque de visitar casas com ninguém, não faça nenhum depósito antes de ver pessoalmente, e não dê sua informação pessoal. Eu conheço pessoas que sempre acharam seus “roommates” pelo craigslist, é possível achar coisa boa mas sempre fique atento.

Lembre-se: O inquilino não pode repassar o ”lease” dele para outra pessoa sem a aprovação do “leasing office” (na verdade a maioria dos leasing offices nem aceitam esse repasse que chamamos de sublease). Ou seja, se alguém te falar que passará uns meses fora a trabalho e está procurando alguém para ficar no seu apartamento durante aquele período, é scam (por sinal um dos mais comuns no craigslist).

5. Os detalhes são importantes – Têm muitos detalhes pequenos para se descobrir antes de você assinar o contrato: Qual é o tempo de duração do contrato? O que acontece se você quebrá-lo? Você pode ter animais? Quantos e quão grande? Você pode mudar a aparência da casa? Pintar por exemplo, e se mudar quais serão as consequências quando você sair? Que tipo de depósito será cobrado de você? O que está incluído no seu contrato de aluguel, no valor que você está pagando? Como funciona os consertos/reparos? Quem cuida, quem paga? Reparos de emergência, qual o procedimento? Como é o estacionamento? Para quantos carros? Quais são as regras para visitantes? Visitas de um dia, de uma semana, de um mês. Acredite, descobrir que você não pode trazer seu animal de estimação depois que você já assinou o contrato não é algo legal.


Cristiane Eissmann é Catarinense, nascida em Blumenau. Casada, sem filhos. Saiu do Brasil em 2007, se mudou para o Vale em 2014. Pedagoga de formação acadêmica, trabalhou como professora e diretora por 14 anos. Atualmente trabalha como Corretora de Imóveis ajudando famílias com compras e vendas de imóvies na Bay area. Adora fazer trilha, acampar, conhecer pessoas e lugares novos.