*Por July Frescas
Atualizado em 29 de março de 2021

No dia 12 de fevereiro deste ano, foi dada a largada para o período de declaração do Imposto de Renda 2021 (referente aos rendimentos do ano calendário de 2020). Todas as pessoas residentes nos Estados Unidos que se enquadrem neste perfil têm até o próximo dia 17 de maio (nova data estendida com relação à data anterior de 15 de abril) para entregar sua declaração ao Internal Revenue Service (IRS) – órgão governamental americano responsável pelo processamento do imposto. Leia mais sobre o novo prazo e quem se enquadra na extensão.

E você, já começou a reunir a documentação? Já sabe se vai fazer a declaração online ou em papel? Vai contar com o apoio de um profissional de contabilidade? Se você ainda está com dúvidas sobre essas questões, o BRAVE traz algumas informações importantes para ajudar você a se organizar e entender um pouco mais sobre o modo americano de recolher o IR.

1 – Cadastro

Para fazer a declaração do Imposto de Renda nos Estados Unidos é preciso ter um número de Social Security (SS), pois, por meio do sistema de contribuição, pode-se juntar os créditos exigidos para a aposentadoria e para o uso do Medicare e Medicaid que beneficiam o contribuinte no futuro com assistência médica e remédios gratuitos, a partir dos 65 anos de idade.

Quem não tem direito a obter um Social Security, como é o caso para alguns vistos, ou pessoas que não vivem no país, mas possuem bens imóveis ou participam de algum investimento aqui, podem fazer uma solicitação do ITIN – Individual Taxpayer Identification Number, documento similar ao Social Security Number. Para obter o ITIN, é preciso preencher o formulário W-7 e encaminhar ao IRS juntamente com a Declaração de Imposto de Renda Americana. Saiba como aqui.. Atualmente, é obrigatória a apresentação do passaporte original e ITINs não são fornecidos a pessoas que não tiverem carimbo de entrada nos Estados Unidos.

O ITIN não dispõe dos mesmos benefícios do Social Security Number, mas os créditos são acumulados. Assim, quando a pessoa obtiver o seu Social Security, poderá solicitar ao IRS a transferência desses créditos para a conta de seu social security number por meio de uma carta escrita ao IRS informando que o taxpayer (declarante) agora possui um Social Security Card e gostaria que todas as suas informações fossem repassadas para o seu social security number e que o IRS comunique seus rendimentos anteriores ao Social Security Administration Office.

2 – Meios para declarar

A declaração pode ser feita gratuitamente pelo site do IRS, voluntários autorizados pelo IRS e/ou outros softwares. No entanto, existe um limite de quanto o declarante ganhou no ano anterior para que este serviço seja gratuito.

Caso opte pelo envio eletrônico, existem algumas opções de software existentes no mercado, sendo os principais o TurboTax e o H&R block. Devido à concorrência entre os softwares, o consumidor acabou se beneficiando com opções disponíveis no mercado bastante amigáveis, de fácil uso e auto-explicativos.

A Receita Federal Americana exige que a Declaração seja feita online. Em poucas circunstâncias a declaração pode ou deve ser feita em papel, como income taxes de 2 anos para trás ou solicitação de ITIN’s não podem ser feitas eletronicamente.

3 – Imposto de Renda Estadual

Apenas 7 Estados Americanos não têm imposto de renda estadual, portanto fiquem atentos que a declaração também é requerida em 43 estados e que as regras ou leis não são as mesmas do Governo Federal, por isso é sempre recomendável o uso de um profissional especializado.

4 – Precisa de um help?

Se essa é a primeira vez que você está declarando seu imposto por aqui, ou ainda não se sente confortável fazendo sem ajuda de um expert, dá uma conferida na nossa Lista de Serviços.

Dúvidas Frequentes: 

Informações especiais devido ao Covid-19: 

O primeiro e segundo stimulus não são tributados, no entanto a informação de que se recebeu e o montante são requeridos na hora da preparação da declaração de imposto de renda de 2021. Neste ano, mesmo que você não tenha uma dedução detalhada, você pode deduzir até $300 em doações do seu Adjust Gross Income, o que é um benefício para muitos declarantes.

Caso um dos pais tenha um ITIN e o(s) filho(s) também tenha(m) um ITIN, estes menores de 17 anos não recebem o crédito de $500. O Crédito de $1.000 por dependente menor de 17 anos só é fornecido aos dependentes portadores de social security number.

Caso você e sua família tenham adquirido o green card e tenham filhos com ITIN, providenciem o social security card de seus filhos. É um direito deles e o crédito é de $2.000 por dependente até o limite de $6.000 por família.

Quando pode fazer sentido esperar para declarar seus impostos devido ao terceiro stimulus?

É claro que pode fazer sentido para algumas pessoas esperar para enviar o imposto de renda ao IRS para obter um terceiro estímulo maior. 

Se você ganhou mais dinheiro em 2020, isso poderia torná-lo inelegível para um pagamento, ou você pode receber um valor menor. 

Isso significa que algumas pessoas podem querer apresentar sua declaração de impostos depois que o terceiro stimulus seja aprovado e pago, porque o pagamento seria calculado usando suas informações de 2019 e não as informações de 2020.

Vale a pena preparar seus impostos de 2020 para ver qual foi sua receita bruta ajustada e compará-la com as diretrizes da última proposta de lei do terceiro estímulo. Você pode preparar sua declaração de imposto de renda e não submeter, mas pelo menos ter uma idéia de onde você se enquadra.

Se você receber um pagamento dessa forma, você não é penalizado posteriormente e não é solicitado pelo IRS para que você retorne o dinheiro recebido.

Para ter certeza, adiar o preenchimento de sua declaração de imposto de renda de 2020 significa que você está atrasando o recebimento de qualquer reembolso devido. Para alguns, pode não valer a pena esperar até que o projeto de estímulo seja aprovado para receber um pagamento.

Atrasar desnecessariamente o preenchimento de seu imposto de renda de 2020 é desnecessário.

E, se por acaso você estiver devendo ao IRS, ainda terá que pagar sua conta até o prazo final de 15 de abril ou poderá incorrer em multas.

Sempre tenho dúvidas sobre quais despesas são dedutíveis no Imposto de Renda. Pode me ajudar com isso? 

Primeiro, você precisa saber se a somatória de todas as suas despesas irá superar o seu standard deduction. Faça uma pesquisa no Google para saber o valor anual (varia anualmente). 

As categorias são:

  • single, 
  • married filling together, 
  • married filling separate, e 
  • head of the household. 

Existem também critérios diferenciados para pessoas com mais de 65 anos e/ou para quem é cego.

Alguns exemplos do que pode ser deduzido são: toda e qualquer despesa com médicos, dentistas, oftalmologista, óculos, laboratório, co-pays, km rodados para ir aos médicos. Também entram sales taxes pagas na aquisição de um veículo, imposto pago por ter uma propriedade, doações a organizações, etc.

Eu queria entender melhor sobre os “tax brackets”: como calcular em qual bracket nós estamos e como saber se o meu próximo aumento de salário vai afetar o meu bracket ou se vai valer mais a pena negociar benefícios?

O cálculo do tax bracket é um pouco complicado, mas uma boa maneira de começar é fazendo uma pesquisa no Google. De maneira geral, você deve fazer o seguinte cálculo: do seu gross income, subtraia o standard deduction e/ou itemized deduction. Esse é o valor que você deve usar para localizar em qual bracket você se encaixa.

Sobre a segunda parte da sua pergunta, penso o seguinte: aumento de salário é sempre muito bem-vindo, e isso é uma decisão pessoal, na qual você precisa pesar benefícios versus aumento de salário. Mas você pode fazer cálculos com um paycheck calculator para te ajudar a fazer as contas e simulações.

Ouvi falar que será necessário, além do Tax ID, “abrir empresa” para ser um prestador de serviços tipo delivery, por exemplo. Isso é verdade? Se sim, quais são os prós e contras? 

Existe uma certa confusão nessa informação. Na verdade, o que ocorreu nos últimos anos foi que muitas pessoas que não têm direito a tirar um Social Security Number (SS#), em vez de buscarem a alternativa – que é tirar o Individual Taxpayer Identification Number (ITIN) – acabavam inventando um ITN# quando eram contratados para prestar um serviço. O problema é que o IRS multa violentamente por cada fake ITN# que é usado em uma empresa por mais de um ano, por isso as empresas estão mais criteriosas na hora de verificar os dados do contratante.

A confusão que muita gente faz é que existe também um número de identificação para empresas, o Employer Identification Number (EIN), daí os contratados saíram abrindo empresas para criarem o EIN que nada mais é do que um CNPJ brasileiro. Quando se abre uma empresa na Califórnia, por exemplo, o declarante tem algumas responsabilidades, como preencher o formulário bianual do Statement of Information e pagar anualmente ao Estado da Califórnia (CA FTB) uma taxa anual no valor de US$ $800.00, o que pega muitas pessoas de surpresa.


July Claussen Frescas é proprietária da Brazilian Financial and Tax Services atendendo, presencialmente e online, brasileiros nos Estados Unidos e no mundo. Mas nem sempre foi assim. Quando chegou aqui, July trabalhava como assistente executiva da Petrobrás e, nas horas vagas, ajudava amigos e familiares com o preenchimento de formulários do imposto de renda. Em 2009, veio a recessão, July perdeu seu emprego e teve que diversificar as atividades: dirigia, ajudava na preparação de currículos, digitava textos, e continuava com o preenchimento de formulários do IR. Dois anos se passaram e ela decidiu se profissionalizar nessa área. Voltou a estudar e se formou em Contabilidade pela Our Lady of the Lake University in Texas. Em junho de 2018, July tornou-se Agente Tributária Certificada pelo Departamento do Tesouro Nacional dos Estados Unidos.

Para entrar em contato com July:
Brazilian Financial and Tax Services
(408) 510-9808 / (832) 359-2619
july@brfts.com
www.brfts.com 

 Áreas de Especialização:  Contabilidade, Folha de Pagamento, Declaração de Imposto de Renda Americano para Indivíduos, Empresas Sem Fins Lucrativos, Abertura e Fechamento de Empresas em qualquer estado dos Estados Unidos, resoluções com a Receita Federal Americana e Receitas Governamentais como California e Nova Iorque. Agente Tributária com especialização em Expatriados.