Por Mariana Kishimoto*

Nas primeiras partes da série de artigos da série Desmistificando o Sistema de Saúde nos EUA, expliquei como funcionam as instituições de saúde nas quais os pacientes são hospitalizados por no mínimo 24h, as inpatient facilities, e as instituições nas quais os pacientes fazem consultas ou exames, mas não são hospitalizados, as outpatient facilities. Também esclareci a diferença entre o Urgent Care e Emergency Care (Emergency Room) no artigo sobre emergências

Neste quarto artigo, vamos falar sobre as diferenças financeiras e de propriedade (ownership) entre os tipos de hospitais: Sem fins-lucrativos (Nonprofit), Com fins lucrativos (For-Profit), ou Públicos (Government-Owned).

Assim como nas partes anteriores, os principais termos serão mantidos em inglês para não gerar confusão. As fontes pesquisadas estão ao final do texto. Vamos lá!

Nonprofit Hospitals 

Hospitais totalmente isentos de impostos e que possuem o benefício de poder receber doações. Por definição, devem oferecer algum tipo de serviço beneficente e servir a comunidade onde estão localizados. Entretanto, a maneira como isso é feito não é regulado por lei, o que torna o assunto um tanto controverso — não se sabe ao certo o quanto é retornado à comunidade. Uma das únicas “obrigações” da lei é que o atendimento de emergência (Emergency Room) não negue atendimento a nenhum paciente, mas os hospitais não são obrigados a prestar nenhum serviço de graça, nem de oferecer custos mais acessíveis. 

Quase 60% dos hospitais nos EUA são non-profit e podem ser afiliados a instituições religiosas. Geralmente, são bem lucrativos – um estudo mostrou que 7 dos 10 hospitais mais lucrativos em 2013 eram non-profit. O lucro deve ser reinvestido na própria instituição, e novamente não fica claro como o dinheiro é reinvestido, o que pode variar desde o salários dos CEOs e médicos a reformas.

For-profit Hospitals (ou Investor-Owner) 

Hospitais com fins lucrativos, que pagam impostos e geram lucros aos investidores. Atualmente, 25% dos hospitais nos EUA classificados dessa forma. 

*A qualidade e o tipo de atendimento é supostamente a mesma em ambos os tipos de hospitais, e ambos, por lei, não podem negar atendimento a nenhum paciente. 

State & Local Government-Owned (or Public) Hospitals 

Hospitais financiados pelo governo e operados por meio dos recursos coletados por impostos. Normalmente, são gerenciados pelos governos locais, como as cidades e condados. Tendem a ser mais baratos e atendem mais minorias e pessoas sem plano de saúde ou que não tem condições de pagar. 

Confira aqui a lista das instituições públicas na Califórnia da CAPH – California Association of Public Hospitals and Health System.

Federal Government Hospitals

Hospitais administrados pelo governo federal. Inclui os hospitais e clínicas para militares e veteranos (Veteran’s Administration), e os do Departamento de Defesa (Department of Defense and the Department of Health and Human Services). 

*Lembrando que a American Hospital Association-AHA classifica como community hospitals todos os hospitais que são de curta-estadia, gerais ou especializados e não são federais. Portanto, Nonprofit, For-profit & State & Local Government-Owned são todos classificados como community hospitals.   

A partir de Janeiro de 2021, a lei Hospital Price Transparency entrou em vigor e todos os hospitais são obrigados a prover todos os valores dos serviços cobrados online. 

 

*Sobre a autora convidada – Após mais de 10 anos como estilista, Mariana decidiu seguir carreira em medicina natural e nutrição integrativa para ajudar as pessoas a terem uma saúde melhor, especialmente mulheres e imigrantes. É pre-med e aluna do programa LEAP da Escola de Medicina de Stanford, que visa melhorar a saúde das comunidades locais. Para ajudar as conterrâneas a entenderem como funciona o sistema de saúde na Califórnia, Mariana lançou o blog wellposts.com, onde também dá outras dicas relacionadas a uma vida saudável.

Referências:

Fast Facts on US Hospitals – American Hospitals Association. 

Fast Facts on US Hospitals Infographics – American Hospitals Association.
Why Are Nonprofit Hospitals So Highly Profitable? – The New York Times

A More Detailed Understanding Of Factors Associated With Hospital Profitability -Health Affairs