A história e o significado do feriado de Juneteenth

Dia 19 de junho, também conhecido como Juneteenth, é quando o país celebra o dia em que a última pessoa escravizada dos Estados Unidos soube da declaração de final da escravidão no país. Atualmente, as leis nos estados do Texas, Nova Iorque, Virginia e Washington garantem que esse seja um feriado pago, no entanto, diversas empresas em outros estados consideram essa data um feriado por iniciativa própria.

O que significa o nome?

Juneteenth é uma combinação das palavras June (junho) e nineteenth (dezenove), mas essa data também já foi chamada de Freedom Day, second Independence Day e Emancipation Day.

Como o Juneteenth começou

Inicialmente essa data era celebrada informalmente mesmo sem que o governo federal reconhecesse o Juneteenth como feriado. Contudo, isso mudou em 2021 quando o Congresso aprovou e o presidente assinou o Juneteenth National Independence Day Act que se tornou lei.

Em 1863 o governo americano declarou o fim da escravidão. No entanto, muitas pessoas escravizadas não foram souberam de que tinham direito a sua liberdade por anos. A notícia chegou a Galveston Texas somente em 19 de junho de 1865. Seis meses depois, o estado da Georgia confirmou a emenda número 13 (13th Amendment)  que efetivamente marcou o fim da escravidão. A partir do ano seguinte, algumas famílias passara a se reunir e igrejas começaram a organizar piqueniques e discursos.

Mais tarde, essa celebração assumiu outras formas por todo país.

Para saber mais confira o vídeo abaixo (em Inglês com closed captions em Português):

Referências

Associated Press – The story behind Juneteenth and how it became a federal holiday

CNN – The Juneteenth flag is full of symbols. Here’s what they mean

NY Times – Juneteenth: The History of a Holiday

Por |2023-11-28T19:15:52+00:0019 de junho de 2023|Destaques|

Gostou? Compartilhe na plataforma de sua preferência.

Ir ao Topo